COMPLEXO DE GOLGI
Tese: COMPLEXO DE GOLGI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carly • 9/4/2014 • Tese • 2.662 Palavras (11 Páginas) • 774 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO BIOLOGIA CELULAR 2010-2 AV2
COMPLEXO DE GOLGI
O que se entende por face cis e trans do complexo de Golgi?
A face cis é a entrada do complexo de golgi , é por onde entra as vesículas vindas do RE . Já a face tras é a parte de saída do complexo , é por onde sai as vesículas secretoras e os lisossomos .
Por que as lamelas do complexo de Golgi precisam ser “arrumadinhas”?
Ainda não há uma resposta bastante convincente para essa pergunta , mais pesquisadores apostam na existência de ptn's que formem pontes entre as lamelas , mantendo-as próximas uma das outras .
Liste as principais funções do complexo de Golgi, explicando sucintamente o que são.
Formação de lisossomos;
Formam glicopilípidos e glicoproteínas ( que vão respectivamente para a membrana plasmatica , [formando o glicocalix] e liberadas para o meio extracelular, formando anticorpos ) através da glicosilação do tipo O .
Adiciona grupamentos sulfato a ptn's , participando da síntese de protoglicanas.
Formam acrossoma ( capuz que esta na cabeça do espermatozóide ).
Armazena ptn's produzidas no RER e triglicerídeos produzidos no REL .
Diferencie a glicosilação do tipo N da do tipo º
A glicosilação do tipo N inicia-se no RE , possui transporte co-traducional e finaliza-se no TGN ( parte trans do complexo de golgi ). Nessa glicosilação o AA asparagina ligado ao átomo de nitrogênio são transferidos pelos oleosacaril transferase e seu último açucar da cadeia é o ácido siálico .
A glicosilação do tipo O inicia-se no complexo de golgi , possui transporte pós traducional e também finaliza-se no TGN. Nessa glicosilação têm-se o AA serina ligando-se com o átomo de oxigênio , gerando assim o ácido siálico , como último açúcar da cadeia .
Que tipo de erro pode ocorrer durante a síntese de uma proteína?
O que são chaperonas?
São ptn's que auxiliam o enovelamento correto da ptn encontradas no RER
O que são proteassomas?
Os Proteassomas são complexos enzimáticos citoplasmáticos, compostos por diversas classes de proteases dispostas em torno de um conduto central. Uma das suas funções é a degradação de proteínas
Como são encaminhadas para destruição nos proteassomas as proteínas malformadas?
As ptn's malformadas são degradadas no conduto central do proteassomas, onde estão os sítios ativos de proteases gerando oligopeptídeos de vida curta. As ptn's a serem degradadas são endereçadas aos proteassomas pelas ubiquitinas
Um dos sinais para a ubiquitinação é a presença de resíduos desestabilizadores na porção N-terminal, mas outros sítios para ubiquitinização existem enclusive na porção C-terminal. Depois de marcadas, as proteínas entram nos proteasomas pela abertura do cilindro, que é parcialmente tampada por um complexo protéico que parece funcionar como um filtro seletivo das proteínas que devem entrar no conducto central do cilindro.
ENDOCITOSE
Que tipos de partícula: atravessam a bicamada lipídica? Passam por complexos protéicos na membrana? São englobados por endocitose?
Atravessam a bicamada lipídica : moléculas pequenas e hidrofóbicas.
Quais os objetivos da endocitose?
As células endocitam para captar moléculas grandes que não podem ser internalizadas por ptn's transportadoras . A endocitose também tem objetivo de capturar e destruir organismos invasores como bactérias .
Como os complexos receptor-ligantes são reunidos em uma área da membrana?
Qual a função da Clatrina?
A clatrina aumenta a eficiência da endocitose mediada por receptor pois ela :agrupa o maior número possível de complexos receptor-ligante
na pequena região da membrana que vai formar a vesícula e exclui dessa região moléculas que não devem ser endocitadas como : canais iônicos , bomba de Na e K e etc ;
Como a vesícula revestida por clatrina se solta da membrana plasmática?
Assim que a vesícula revestida se destaca ( após a ação a dimamina ) o revestimento de clatrina se desfaz . O resultado é uma vesícula não revestida cheia de complexos receptor-ligante.
LISOSSOMAS
O que é um endossoma inicial?
O endossomo inicial é um compartimento bastante ramificado onde as vesículas endocíticas descarregam seus conteúdos .
O que acontece nesse compartimento?
No endossoma inicial tanto o receptor como o ligante mudam de conformação, causando o desacoplamento dos complexos. A partir daí ligantes e receptores tomarão caminhos diferentes .
O que torna o endossoma ácido?
O PH acidificado dos endossomas iniciais é resultado da atividade de uma bomba de prótons característica da via endocítica . Essa bomba de prótons hidrolisa ATP para transportar prótons do citosol para dentro dos compartimentos endocíticos. ( Essa boma é conhecida como ATPase vacuolar ). - PH = 6,5
O que é o endossoma tardio?
O endossoma tardio também é um compartimento da via endocítica . Ele é caracterizado pelo PH mais acido ( devido a presença de bomba ATPase vacuolar que diminui ainda mais o PH , de 6,5 para 6,0 ),pela presença de material endocitado junto com enzimas lisossomas( que chegam do complexo de golgi através das vesículas transportadoras ) a maioria ainda inativa, e pela presença do receptor para manose 6P .
De onde vêm as enzimas lisossomais? Como são endereçadas aos compartimentos endocíticos?
As enzimas lisossomas vêm do complexo de Golgi. A manose 6P percorre o complexo de golgi e é reconhecida por um receptor voltado para o lúmem que reconhece especificamente as glicoproteínas que possuem manose 6P. A partir desse reconhecimento a enzima lisossomal vai ser glicosilada normalmente mais sempre ligada ao receptor.
...