CRITÉRIOS PARA A VELOCIDADE DE CUSTOS INDIRECTOS
Projeto de pesquisa: CRITÉRIOS PARA A VELOCIDADE DE CUSTOS INDIRECTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliacorreia • 20/11/2014 • Projeto de pesquisa • 5.778 Palavras (24 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ-UNOPAR
CIÊNCIAS CONTABÉIS
GESTÃO INDUSTRIAL
Rio branco, Acre
2013
SUMARIO
• INTRODUÇÃO................................................................................................03
• DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04
• 1. Critérios de Rateios dos Custos indiretos..............................................04
• 2. Custeio por Absorção...............................................................................05
• 3. Produtos em Processos............................................................................05
• 4. Produtos Acabados...................................................................................11
• 5. Unidades equivalentes de produção.......................................................12
• 6. Formação do Preço de Venda..................................................................13
o a.Com base nos Custos....................................................................13
o b.Com base no Mercado....................................................................14
• 7. Análise Custo/Volume/Lucro...................................................................14
o a.Margem de Contribuição...............................................................15
o b.Ponto de Equilíbrio........................................................................15
• 8. Importância de um sistema Integrado para gerar Informação.............15
• 9. Demonstrações contábeis Obrigatórias ................................................17
• 10. CONCLUSÃO...........................................................................................23
• 11. Referências..............................................................................................24
INTRODUÇÃO
O cenário mundial tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como conseqüência, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência. As organizações não só precisam buscar a flexibilidade em termos de estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas. Desta forma,faz-se necessários que os gestores tenham informações relevantes e pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial. Assim a contabilidade tem como um de seus objetivos o oferecimento de informações aos gestores que possam auxiliar na tomada de decisões e que são imprescindíveis para uma boa gestão em um mundo globalizado, de forte concorrência e de necessidade elementar de redução de custos para conseqüentemente maximização do lucro.
A Contabilidade de Custos vem, ao longo de sua história, aprimorando os métodos de custeamento em busca de um sistema que possibilite aos usuários identificar não somente os custos incorridos, mas a alocação devida dos mesmos e o que cada item de custos representa para a entidade e/ou produto. Para as empresas atingirem resultados satisfatórios é necessário que as organizações adotem sistemas de gestão que possibilitem obter informações referentes aos seus negócios, permitindo que seus gestores tracem caminhos que conduzam ao êxito.
DESENVOLVIMENTO
1. CRITÈRIOS DE RATEIOS DOS CUSTOS INDIRETOS
A contabilidade de custos é um ramo de atividade que propicia o controle físico e monetário de bens ou serviços. Com o crescimento industrial e o avanço tecnológico, custos passou a ter função relevante no auxílio ao controle e à tomada de decisão. Cabe ao profissional da área estabelecer padrões coerentes para a identificação dos custos incorridos. Neste contexto, estetrabalho demonstra uma alternativa para o estudo dos critérios de rateio dos custos indiretos. Usa se o caso de uma empresa prestadora de serviços para verificar os benefícios da análise deregressão como suporte na escolha dos critérios de rateio. Desta forma, apresentam-se osconceitos referentes à contabilidade de custos, infere-se a questão da arbitrariedade dos critérios de rateio e a necessidade do uso da estatística. Por fim, o estudo prático, onde são testados os critérios de rateio por meio da análise de regressão, incorre-se à análise e verificação dos resultados.
Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com em horas/maquinas utilizadas e etc.
Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para a atribuição ao objeto custeado.
São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aosprodutos por algum critério de rateio.
...