Capitalismo
Tese: Capitalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmgata • 28/5/2014 • Tese • 395 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
As profundas modificações que têm ocorrido no mundo do trabalho trazem novos desafios para a educação. O capitalismo vive um novo padrão de acumulação decorrente da globalização da economia e da reestruturação produtiva, que passa a determinar um novo projeto educativo para os trabalhadores, independentemente da área, das atribuições ou do nível hierárquico em que atuem.
Estabelecem-se novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a partir das quais se constitui historicamente um novo princípio educativo, ou seja, um novo projeto pedagógico através do qual a sociedade pretende formar os intelectuais/trabalhadores, os cidadãos/produtores para atender às novas demandas postas pela globalização da economia e pela reestruturação produtiva.
As principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje, se destacam essencialmente são as facilidades de acesso as informações, assim novos métodos são transformados em tendências, as oportunidades para o meio trabalhista e crescendo, vendo que o desempenho e superiores aqueles jovens de décadas atrás onde não existia auxilio da tecnologia.
Os principais desafios a aqueles que pelos quais acabam de ser formar, e estendido pelo meio da experiência profissional, a qual não está acostumada, cursos de profissionalização são procurados com frequência. Desafio é compreendido como uma provocação para superar uma situação e/ou evento estressante. Envolve a possibilidade de transformar essa situação/evento em crescimento, desenvolvimento ou conquista. Enfrentar desafios requer uma continua avaliação dos recursos existentes, sejam eles internos ou externos à pessoa
O primeiro emprego ou a mudança de posição no trabalho podem ser avaliados como um desafio ou considerados uma ameaça, pois surgem novas demandas de atitudes e capacidades. A maneira como a pessoa irá encarar esta situação, como uma ameaça ou como um desafio, terá importantes repercussões nas estratégias que irá selecionar para fazer enfrentar a situação. Pessoas que se sentem desafiadas em vez de ameaçadas, têm auto-estima alta provocando sentimentos de controle da situação e, desta maneira, desenvolvem capacidades para superar a situação estressante.
Dentre as possíveis causas da predominância dessas dificuldades, destaca-se a falta de oportunidades nos estágios realizados durante a graduação e que muitas vezes não oferecem ao aluno a oportunidade de ver e realizar todas as técnicas. Dessa forma, os alunos concluem a graduação levando consigo muitas dúvidas e inseguranças, causadas pela pouca experiência.
...