Causas do desemprego no Brasil
Artigo: Causas do desemprego no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raulssoussaa • 26/10/2014 • Artigo • 337 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
Conforme explicado na apostila, desemprego significa toda pessoa que é economicamente ativa e não está trabalhando.
Mas, o que é economicamente ativa? Segundo o sítio eletrônico Brasil Escola, Pessoa Economicamente Ativa trata de “designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada”.
Ainda como visto na apostila, as pessoas economicamente ativa estão compreendidas entre 10 e 60 anos.
O desemprego é medido a partir desse conceito, onde a pessoa entre 10 e 60 anos esteja procurando emprego.
Para saber ao certo o grau de desemprego, é necessário excluir as crianças, estudantes e aposentados.
A partir da década de 1950, quando o Brasil iniciou um grande avanço na industrialização urbana, verificou-se uma grande mudança na característica dos trabalhadores, pois diante da necessidade de mão de obra nos centros urbanos, houve um êxodo rural grande, onde as pessoas que estavam no campo, viram uma oportunidade de aumentar sua renda trabalhando na indústria.
O crescimento da tecnologia usada no campo fez com que muitos trabalhadores rurais ficassem sem trabalho, pois a mecanização não necessitava de muitos trabalhadores.
Além da população rural de cada local, houve ainda um deslocamento dos interiores do país para os grandes centros, também em busca de melhores condições de vida.
Com o decorrer dos anos, essa mão de obra passou a se tornar excessiva, pois com a crise da década de 80, e o período de recessão do início dos anos 90, não havendo emprego para todos.
Além disso, as cidades não estavam preparadas para essa grande mudança da população. Os grandes centros não tinham toda a estrutura necessária para acondicionar as pessoas que ali chegavam.
Não haviam escolas, postos de saúde, moradia, o que causou um crescimento desordenado das cidades.
A indústria necessitava de mão de obra, e pra isso passou ela mesma a qualificar seus empregados.
Ao final da década de 90 o país voltou a crescer significativamente, e isso fez com que a taxa de desemprego caísse. O setor de construção civil foi o que mais empregou.
...