Centro de Justiça Eleitoral
Seminário: Centro de Justiça Eleitoral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nandalemos1 • 19/11/2014 • Seminário • 404 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
ainel sobre as eleições 2014 lota auditório da Justiça Eleitoral
Nesta sexta-feira (26), o auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) lotou com universitários que disputaram espaço físico para participarem do PAINEL – ELEIÇÕES - 2014 promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
Com explanações sobre o papel da justiça eleitoral, seus avanços, conquistas e desafios, os expositores prenderam a atenção dos alunos que depois responderam aos questionamentos dos 350 alunos.
Promovido pela EJE em parceria com a Corregedoria, cujas direções estão sob a responsabilidade de Dr. Artur Cortez, magistrado e membro da Corte Eleitoral, na ocasião atuando como mediador e da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, o evento contou, ainda, com a presença da diretora-geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, do secretário Judiciário, Sivanildo de Araújo Dantas, servidores do TRE-RN e convidados.
O Painel teve início às 19:30h e contou com a participação do juiz federal, também membro da Corte Eleitoral potiguar, magistrado Eduardo Guimarães que durante 20 minutos falou para a platéia sobre o papel do judiciários, suas limitações perante a legislação vigente e o papel do eleitor no processo.
Na sequência, o promotor eleitoral, Dr. Manoel Onofre de Souza Neto, ratificou as colocações do seu antecessor e, entre outros posicionamentos, falou da urgência de se fazer no país a tão desejada reforma política. “Depende de todos nós, precisamos, logo passe o pleito eleitoral, retomarmos essa questão que é urgente e necessária”, afirmou o promotor.
Para o advogado e professor, Paulo Lopo Saraiva, “esse tipo de evento é que é a verdadeira escola. Aqui o aluno terá a oportunidade de tirar suas dúvidas, de questionar com todos os profissionais do direito, o advogado, o juiz, o promotor, questionar sobre temas eleitorais, em plena eleição. Os gestores do TRE-RN estão de parabéns”.
Os alunos, em sua maioria de Direito, compartilharam conhecimento. O estudante Ramiro dos Santos Evangelista, 59 anos, cursando o 8º período falou “a maioria dos painelistas eu só conhecia através de entrevistas, é muito importante estar aqui e poder escutá-los, ter a oportunidade de interagir com personalidades do mundo jurídico, para nossa carreira isso é muito importante”, falou o militar aposentado que resolveu colocar em prática o sonho da adolescência de cursar Direito.
Antes do início do Painel, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer a exposição do Centro de Memória da Justiça Eleitoral que conta a evolução histórica das eleições e da presença feminina no judiciário eleitoral do Rio Grande do Norte.
...