Comparação de fluxo de valor (VSM)
Pesquisas Acadêmicas: Comparação de fluxo de valor (VSM). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nick524 • 15/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 380 Visualizações
Um fluxo de valor pode ser definido como o conjuntos de passos (valor agregado ou não) necessários para se ter um produto ou serviço. Abrange desde o estado de matérias-primas até a entrega do produto e satisfação do cliente. O Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) baseia-se na elaboração de um “mapa” que mostra como é o fluxo de materiais ou informações. Este mapa tem início na cadeia de fornecedores, passa pela empresa e finaliza no cliente, percorrendo todo o caminho do processo de transformação da matéria prima. Através da análise do mapa do fluxo de valor é possível entender quais são as etapas agregam e retiram valor do produto, propor melhorias de processos e visualizar onde é possível aplicar ferramentas para redução de desperdícios e aumento de eficiência produtiva.
1 – Definição
Mapeamento do fluxo de valor
Figura 1- Mapeamento do fluxo de valor, favorece mentalidade enxuta :: Fonte:FreeDigitalPhotos.net
O VSM é uma ferramenta estratégica do negócio que possibilita enxergar o macro da produção. Por este motivo, ela é capaz de mostrar oportunidades de melhorias em cada etapa de produção. O mapeamento de fluxo de valor também é utilizado para identificar gargalos e atrasos nos processos produtivos. Assim é possível entender quais são as etapas que não agregam valor no produto final e então criar uma linguagem comum do estado presente (retrato do que a empresa é hoje) e estado futuro do processo (onde pretende-se chegar).
No mapeamento do fluxo de valor, os processos são divididos de três maneiras:
Aqueles que efetivamente geram valor;
Aqueles que não geram valor, mas são importantes para a manutenção da qualidade;
Processos que não geram valor e que devem ser evitados ou eliminados.
É importante reforçar que o mapeamento do fluxo de informações é tão importante quanto o mapeamento do processo. É natural que estes dois fluxos estejam interligados e o mapeamento deve contemplar ambos. Outrossim, é raro ter em uma empresa alguém que conheça todo o fluxo de valor de um produto. Assim, a análise detalhada do processo com a junção das informações é sempre necessária para que ações eficazes sejam articuladas visando atingir resultados ótimos globais.
2 – Componentes
Em um diagrama de VSM você encontrará:
O processo de controle global;
Fornecedores e os métodos de entrega;
Insumos dos fornecedores;
Os processos de trabalho (incluindo armazéns de estoque) através do qual os materiais se movimentam;
Desperdícios e saídas;
Os clientes e os métodos de entrega;
O fluxo de informação que coordena as etapas de processo;
Os tempos médios necessários em cada processo: tempo real de trabalho e tempo de sobrecarga;
A quantidade de pessoas envolvidas no trabalho.
3 – Como desenhar uma mapa de fluxo de valor?
Como a maioria das ferramentas relacionadas ao Lean e ao Six Sigma, há alguns passos gerais a seguir quando deseja-se criar mapas de fluxo de valor. Vejamos:
a – Identifique a família de produto e o processo a ser mapeado
Identifique claramente qual a família de produtos realmente é importante mapear. Lembre-se que é fundamental focar os esfoços em áreas mais críticas primeiramente.
b – Desenhe o processo atual
Reúna os gestores e os funcionários da linha de frente para desenhar o processo. É muito importante o envolvimento todos. Identifique as etapas envolvidas, pontos de início e fim do processo, informações de fornecedores, clientes externos, tempos envolvidos, etc. Identifique as etapas que consomem uma maior parcela dos recursos da organização ou que agreguem mais valor ou lucro. O mesmo deve ser feito para etapas que não agregam valor. Importante ressaltar que esta fase tem como premissa retratar o atual momento do processo e não o processo idealizado.
c – Avalie o fluxo de valor atual
Nesta avaliação, algumas perguntas básicas deverão ser respondidas. São elas:
Esta etapa do processo agrega valor ao cliente?
levantar quais processos de fabricação, medidas e tratamentos que agregam valor
Quais desperdícios estão sendo gerados?
Quanto e quais recursos estão sendo utilizados?
Qual é o tempo de espera entre os processos de fabricação?
Como posso eliminar ou reduzir os gargalos dentro do processo?
Como podemos implementar mudanças?
d – Crie o estado futuro do mapa do fluxo de valor
Agora que existe uma melhor compreensão do estado atual, estamos prontos para projetar como gostaríamos que fosse o processo. Normalmente, o objetivo é fazer o produto fluir melhor reduzindo a quantidade de inventário ou de espera entre etapas. Esta fase é onde deve-se imaginar e se esforçar para criar a imagem de como seria o fluxo ideal de trabalho. Novamente a participação
...