Comportamento dos funcionários e da organização
Tese: Comportamento dos funcionários e da organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: porracaralho • 11/10/2013 • Tese • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
qwFREGQUESTÕES PROPOSTAS:
01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se deferência das chamadas organizações burocráticas?
Reposta: Pode-se concluir que este tipo de organização tem feito de tudo para se manter competitiva nesse mercado tão acirrado, adotando assim novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.
Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa. Já nas organizações burocráticas, é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho, no desempenho de cada cargo ou função tem que existir normas impessoais e escritas, divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências, ausência de controle externo à organização e
previsão de comportamento dos funcionários e da organização.
02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
Resposta: Em empresas como IBM, Google e Facebook, a busca por inovação é constante. E uma das maneiras de inovar é ser “diferente”. O modelo de gestão destas empresas sugerem que os colaboradores tenha liberdade, tanto em horário de produção e em capacidade de identificar como processos ou serviços podem ser melhorados. Já em empresas mais tradicionais, a sedimentação dos processos e procedimentos internos são os principais vilões, que acabam esvaziando a capacidade criativa de seus funcionários. São muito cobrados por metas e para manter um rendimento operacional pré-estabelecido, não são incentivados nem motivados para querer modificar a forma como as coisas são feitas. Acredito que essas são as principais diferenças entre estes modelos de gestão.
03. Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.
a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]
b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.
c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. [...]
3. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.
Resposta: Neste texto foram utilizados alguns recursos como citação de dados estatísticos, citação de voz de autoridade, o que difere os dois últimos itens é que eles fizeram o uso do discurso direto, onde utiliza-se o uso de aspas.
4.
...