Conceito de Plano de Negócios
Projeto de pesquisa: Conceito de Plano de Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chilena • 23/8/2013 • Projeto de pesquisa • 2.075 Palavras (9 Páginas) • 364 Visualizações
SUMÁRIO
1.- Introdução Pg. 04
2.- Definição de Empreendedorismo Pg. 05/06
3.- Identificação de oportunidades para empreendedorismo Pg. 06/07/08
4.- Conceito de Plano de Negócios Pg. 08
4.1.- Planejamento Pg. 09
4.2.- Sumário executivo Pg. 09
4.3.- Descrição da Empresa Pg. 10
4.4.- Produtos e Serviços Pg. 10
4.5.- Analise estratégica Pg. 10/11
4.6.- Plano Financeiro Pg. 11
5.- Execução do Plano de Negócio Pg. 12/13
6.- Conclusão Pg. 14
7.- Referências Bibliográficas Pg. 15
1.- INTRODUÇÃO
Nosso Empreendimento busca atender com rapidez e qualidade o nosso público alvo. O nosso objetivo é nós destacar para que possamos atender o maior número de pessoas e possamos crescer simultaneamente de acordo as exigências do mercado.
Neste projeto poderão encontrar nosso objetivos e realidades, além de ver que o nosso projeto tende a crescer cada dia mais atendendo as necessidades dos nossos clientes. Para isso fizemos um estudo exaustivo de custos e qualidade.
2.- DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
Ao avaliar o texto de José Dornelas, podemos perceber que o grande erro do novo empreendedor é cometido logo no início, onde ele minimiza a importância de um planejamento e de um plano de negócio completo. Em muitos casos é possível ver pessoas dispostas a empreender, a iniciar um negócio, e então tudo que ela tem é a idéia, e ao tentar colocar essa idéia em prática, este se depara com problemas que não havia pensado antes, que não havia considerado a possibilidade de que tais problemas poderiam atrapalhar o negócio, e assim foi surpreendido, tendo que parar os negócios. Resultando em mais uma parte da parcela de novos empreendedores que fracassam, entrando para o alto índice de mortalidade.
Grande parte desses pequenos investidores não sabe o que são técnicas de gestão, ou não tem o domínio deste critério de tamanha importância para o sucesso do negócio. Neste fator encontramos itens fundamentais para que a vida do negócio seja maior e mais bem sucedida. Itens como atitude do proprietário, conduta de liderança, afinidade com o assunto, saber detalhes sobre o produto/serviço prestado, e não cometer o erro de permitir que o funcionário saiba mais que o proprietário.
E para que isso tudo faça efeito de maneira adequada, a fim de voltar cada item desses citados anteriormente, para o sucesso do negócio, é preciso que o empreendedor em questão tenha a vocação para o ramo.
Não se deve minimizar, e muito menos deixar de lado a importância de uma consultoria. Nunca um pequeno e novo empreendedor saberá tudo que é para se saber sobre os processos de abertura da empresa e sua continuidade positiva. A consultoria é essencial e existem escolas que possuem micro empresas de consultoria que são de baixo custo e de qualidade.
Há uma vantagem em se ter uma empresa de pequeno porte, que deve ser usada estrategicamente, é o fato de se ter poucos funcionários concentrados em um pequeno espaço onde está localizada a empresa. Neste caso é possível que o proprietário analise o desempenho de cada funcionário, suas expectativas para com a empresa, se ao ver um problema de gestão ele tenta ajudar informando a situação, ou se ele contamina o restante dos empregados negativando a empresa. Sem dúvida também pode ser uma desvantagem, mas se usado essa estratégia de observação e controle de pessoal, é possível estar um passo a frente da situação.
E para finalizar, notamos no texto a afirmação que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação, isso é um considerado um erro fatal, pois a inovação é o que faz a empresa atuar e crescer no mercado, pois uma empresa que não apresenta crescimento, não está motivada a continuar e assim tem seu término em pouco tempo devido a falta de sucesso.
3.- IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE PARA EMPREENDEDORISMO
Novas idéias de um novo empreendimento são muito fáceis de implantar, pois muito difíceis de avaliar. Portanto o empreendedor é identificar oportunidades que ainda não foram exploradas, no entanto, novas oportunidades são abertas porque os clientes precisam de inovações no mercado, novos conhecimentos e novas tecnologias.
No entanto o processo empreendedor se forma em quatro etapas:
• Identificar e avaliar a oportunidade:
Esta etapa será a mais difícil para a realização do processo, pois temos que analisar tudo e todos como, potencial da concorrência, necessidade de mercado e durabilidades do produto
• Desenvolver o plano de negócios:
Esta etapa e a que mais do trabalho, porem muito importante para o processo do empreendedor.
• Determinar e captar os recursos necessários:
Devemos utilizar toda a capacidade de planejamento e as melhores habilidades, para buscarmos novas alternativas para seu negocio. Assim buscar alternativas de financiamentos para o negócio como, familiares, bancos, amigos ou economia pessoas.
• Gerenciar a empresa criada:
Para gerenciar não é tão fácil o quanto parece, devemos reconhecer as limitações, contratar uma equipe que se comprometa com o trabalho que faz com muita responsabilidade, que diminuem os problemas e aumentam os lucros e que usam o mínimo dos recursos e que venham produzir mais.
• A que mercado ela atende:
Uma empresa voltada para o ramo de alimentos, produzindo e comercializando seus próprios produtos.
• Qual o retorno econômico que ela proporcionará:
Fazendo uma análise, vimos que precisamos de um ótimo investimento para o inicio do empreendimento, como os aparelhos não são muito baratos teremos que fazer um parcelamento dos aparelhos. Com o investimentos que fizemos o empreendimento poderá ter um
...