Conceito e definição de investimentos
Trabalho acadêmico: Conceito e definição de investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biparisi • 29/5/2014 • Trabalho acadêmico • 3.909 Palavras (16 Páginas) • 129 Visualizações
POLO UNIVERSITÁRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ADMINISTRAÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2013
ATPS – ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
ELABORADO PELO GRUPO:
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
DATA DA POSTAGEM: 26/04/2013
SUMÁRIO
Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------- Pág3
Etapa 1
• Passo 1 ------------------------------------------------------------------------------------- Pág 4
o Tipos de Planejamento--------------------------------------------------------- Pág 5
o Considerações Finais----------------------------------------------------------- Pág 6
• Passo 2 --------------------------------------------------------------------------------------Pág 7
Etapa 2
• Passo 1 -----------------------------------------------------------------------------–- Pág 9
o Considerações Finais----------------------------------------------------------- Pág 11
Etapa 3
• Passo 1 -----------------------------------------------------------------------------------– Pág 12
• Passo 1 -----------------------------------------------------------------------------------– Pág 13
• Passo 1 -----------------------------------------------------------------------------------– Pág 14
Etapa 4
• Passo 1 ----------------------------------------------------------------------------------– Pág 16
o Considerações Finais---------------------------------------------------------- Pág 18
o Conclusão------------------------------------------------------------------------ Pág 21
Introdução:
Conceito e definição de investimento:
Segundo o dicionário Aurélio investimento significa: aplicar, empregar, inverter capitais com finalidade lucrativa. Porém a palavra investimento tem sido muito empregada no cotidiano da sociedade, sendo que muitas situações são tratadas como investimento, como a aquisição de um bem (carro, casa), uma aplicação financeira, abertura de uma empresa, compra de uma fabrica, estudos em geral, entre outros, onde toda a intenção ao se investir e ter a expectativa de lucro.
O investimento é imprescindível para as organizações e para a economia, no setor econômico significa utilizar recursos disponíveis no momento para criar recursos financeiros no futuro geralmente denominado lucro.
Para as organizações o investimento influencia para sobrevivência delas, pelo menos em dois aspectos, como na expansão das organizações que geralmente tem por objetivo de crescer, expandir seu mercado e consequente gerar mais retorno para o investidor e na reposição de capital, mesmo aquelas empresas que não planejam expandir, necessitam de um fluxo de investimento mínimo para repor maquinas e equipamentos.
Existem vários tipos de investimentos, mas basicamente, existem três categorias básicas de investimento, são eles:
Investimentos públicos: refere-se ao capital aplicado pelo Estado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que não tem como objetivo apenas o lucro financeiro. Por exemplo, o investimento em infraestruturas como estradas, pontes, hospitais, portos, saneamento básico e escolas, que são essenciais para a economia e crescimento de um país, depende quase em exclusivo do investimento público. Outros destinos dos investimentos públicos incluem investimentos na área social, urbana, em transportes ou em fatores produtivos.
Naturalmente que todo o investimento em infraestruturas tem vários efeitos multiplicadores, refletindo em empregos criados ou em rendas recebidas das obras realizadas. O destino e a forma de execução destes investimentos tem uma grande incidência sobre o desenvolvimento nacional e local.
A forma como é decidido esse investimento tem em conta critérios econômicos territoriais e setoriais, acabando sempre por influenciar determinadas áreas de intervenção e autores. Muitos destes investimentos são feitos a fundo perdido, onde não há uma expectativa de retorno face ao montante investido. O Estado pretende com isso melhorar as condições de um sector/região, estimulando também os investimentos privados através da oferta de um novo produto ou serviço.
Investimentos privados: refere-se ao capital investido por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado a fim de gerar retorno monetário aos investidores, que são os maiores geradores de empregos e tributos do país.
As fabricas particulares, empresa de prestação de serviços particulares, lojas, shopping centers entre outros são exemplos de investimentos privados.
Investimentos mistos: é o capital disponibilizado em parte pelo governo e outra parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, que normalmente tem o objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno financeiro. A Petrobras e o Banco do Brasil são um exemplo de investimento misto.
Definição de novo negócio
A história da Pipoca
A pipoca é um alimento apreciado por várias pessoas ao redor do mundo. O seu simples preparo e o sabor do milho garante a ingestão de uma fonte de energia e muitos carboidratos. Normalmente as pipocas são oferecidas em parques de diversão, festas infantis e eventos. De certo modo, o consumo dessa iguaria se relaciona frequentemente a situações festivas e descontraídas.
Não há nenhum registro que identifique o ano ou quem foi o responsável pela invenção da pipoca. Há indícios que indicam que as populações americanas teriam sido as primeiras, já que o milho integrava sua dieta das mais diferentes formas.
Novo Negócio
A
...