O conceito de investimento
Projeto de pesquisa: O conceito de investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 080303 • 14/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.906 Palavras (16 Páginas) • 410 Visualizações
INTRODUÇÃO
Através desse estudo de Análise de Investimentos, vamos ter conhecimento, para que no futuro que tanto almejamos com a nossa profissão de Contadores, que é a Análise de Investimentos para melhor gerir uma empresa.
O objetivo do estudo é estimular o trabalho em grupo que envolve boa comunicação e capacidade de cooperação. Aplicar o procedimento que será utilizado na vida profissional. Por meio da elaboração, aplicação e análise os estudantes testarão os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Conceito de investimento:
- Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações;
- Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo.
A importância dos investimentos para as organizações:
Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.Ele a influencia em dois aspectos:
- Expansão das organizações, para poder gerar mais retorno para o investidor;
- Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos. Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em Reais (R$) para serem comparados.
Os tipos de investimentos:
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias.
Os tipos básicos de investimentos são:
a) Investimentos públicos:
São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas afim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas,dentre outros.
b) Investimentos privados:
São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
c) Investimentos mistos:
São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
Vamos Trabalhar nessa ATPS, com uma empresa do tipo
Lanchonete
- Mercado e a influência do ponto no sucesso do negócio
O mercado para montar uma lanchonete é bastante competitivo, mas por outro lado e uma atividade que abrange um grande número de consumidores, visto que uma lanchonete é um ambiente freqüentado por todas as classes sociais, faixa etária, etc, portanto há espaço para muitas lanchonetes.
Um dos fatores mais importantes ao montar uma lanchonete é a escolha do ponto comercial. Ele está diretamente relacionado ao sucesso do negocio, estar perto a locais movimentados ou empresas, escolas ou locais com grande volume de fluxo de pessoas, é bem importante. Definido o local, o empreendedor poderá decidir com mais facilidade o produto que vai oferecer, porque a escolha dos produtos está diretamente ligada ao público que a lanchonete irá atender.
.A estrutura do local para montar a lanchonete dependerá do tipo de negocio que o empreendedor vai abrir.
Existem lanchonetes em shopping, que exigem uma estrutura mais elaborada, lanchonetes em locais movimentados que podem contar com poucas cadeiras e mesas, se a intenção for de oferecer lanche rápido em local de alta rotatividade. Existem ainda lanchonetes voltadas ao lazer e entretenimento.
Definido o local e o publico alvo, de atenção a instalação, fiações, disposição de balcões e freezers, cadeiras e maquinário em geral, tudo deve estar de forma a facilitar o atendimento e a comodidade do cliente. Deverá ainda contar com banheiros, e local para armazenar o estoque.
Os equipamentos da lanchonete não precisam ser necessariamente estes, mas estes são os mais frequentemente usados. Equipamentos mais comuns usados para montar uma lanchonete.
• Balcão;
• Caixa;
• Chapas;
• Espremedor de frutas;
• Estufa;
• Exaustor;
• Forno;
• Freezers;
• Fritadeiras;
• Geladeira;
• Liquidificador;
• Mesas e cadeiras;
• Móveis e utensílios à sua escolha
• Talheres, prato, copos, e utensílios de cozinha;
Investimento inicial para montar uma lanchonete
O valor do investimento inicial para montar uma lanchonete vai variar de acordo com a estrutura física, de modo geral estima-se que é gasto em torno de R$ 5.000,00. Este valor é bastante relativo, especialmente pelas características de uma lanchonete.
Em uma lanchonete praticamente 100% das vendas são à vista, o investimento em equipamentos é relativamente pequeno. Assim é possível montar uma lanchonete com bem menos do que 5.000,00 mil.
Pessoal necessário para o funcionamento
O pessoal necessário para conduzir a lanchonete pode variar também de acordo com o tamanho do empreendimento, mas será praticamente:
• Gerente;
• Caixa;
• Chapeiro;
...