TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos econômicos no campo da microeconomia e macroeconomia

Projeto de pesquisa: Conceitos econômicos no campo da microeconomia e macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

QUESTÃO 01 4, 5, 6 e 7

QUESTÃO 02 8, 9, 10 e 11

QUESTÃO 03 12, 13, 14, 15 e 16

QUESTÃO 04 17, 18 e 19

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21 e 22

INTRODUÇÃO

Estaremos conhecendo e apresentando a seguir, os conceitos econômicos abordados na Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial e seus temas; os conceitos básicos de Ética, Política e Sociedade e também, entender os limites da utilização de estratégias para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e seu tipo de política adotada para essa manutenção.

QUESTÃO 01 – MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Caro aluno, você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir notícias sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos. Para complementar seu texto pesquise no internet uma notícia sobre cada um destes termos como exemplo.

A inflação

Inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda, tendo uma autonomia para se auto-alimentar por meio de reações em cadeia (o aumento de um preço pode elevar o aumento do outro), chamado assim de “espiral inflacionária”.

As duas causas da inflação são: a inflação de custos e inflação de demanda, sendo que a de custos está ligada ao lado da oferta, ou seja, o nível de demanda permanece o mesmo, mas há aumento nos custos de produção para ofertar determinado produto ou serviços, e a inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação à oferta de bens e serviços em uma economia, e sendo assim, a chance de ocorrer esse aumento, é quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego.

O lado positivo da inflação é chamado de “curva de Phillips”, onde a inflação está muito baixa a uma elevação no desemprego, indicando de certa forma, um aumento na economia, mostrando que as pessoas estão consumindo mais e as empresas também produzindo mais, o que aumenta o nível de emprego.

Podemos verificar a influência desta sobre a economia, através da mídia. Por exemplo, um trecho da reportagem do Jornal Folha de São Paulo (Inflação elevada muda hábitos no supermercado), onde diz que, “com o bolso mais apertado e menos confiante na economia, o consumidor voltou a fazer compras do mês, a se deslocar mais para economizar e a buscar nas prateleiras dos supermercados mais baratos uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com