Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada
Ensaio: Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janems • 3/6/2013 • Ensaio • 323 Palavras (2 Páginas) • 1.705 Visualizações
1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
R- Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, ou seja, temos as pretensões de consumo. A função demanda é inversamente proporcional ao preço do bem/serviço. A quantidade demandada é o quanto o consumidor adquiri por um determinado valor, ou seja, um ponto determinado na curva de demanda.
2. Para muitos produtos tantos seus preços como as vendas têm aumentado, isso significa que a Lei Geral da Demanda não funciona na prática? Justifique.
R-A Lei Geral de Demanda é um principio cientificamente válido. Deve se recordar que outros fatores concorrem para aumentar ou reduzir a demanda. Tais como a renda do trabalhador. Caso a renda se eleve mais do que o preço dos bens/serviços, a demanda deverá continuar crescendo.
3. Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de mercadoria?
R-A oferta constituí-se nas diferentes quantidades de um bem, que os produtores desejam oferecer no mercado em um determinado tempo (situação). A oferta é uma função diretamente proporcional ao preço do bem oferecido. Ou seja, quanto melhor o retorno oferecido, mas há interesse em oferecer o bem/serviço. As variáveis que afetam o comportamento da curva de oferta são o próprio preço, o custo dos fatores de produção, das metas estabelecidas pelos empresários entre outros.
4. Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?
R-Para garantir a manutenção da atividade agrícola no país, e portanto o equilíbrio social e econômico. Oferecendo uma garantia de preços protege-se o produtor da flutuação de preços evitando que a atividade rural quebre. As alternativas para proteger o produtor são a compra de excedente ao preço mínimo (política de compras) e o pagamento de subsídios no preço do mercado.
...