Conteúdo do trabalho sobre produção e gestão de operações
Seminário: Conteúdo do trabalho sobre produção e gestão de operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miriammical • 29/3/2014 • Seminário • 4.020 Palavras (17 Páginas) • 319 Visualizações
Sumário Pagina
Resumo 3
Introdução 3
1. Etapa 1 Evolução Histórica da Administração e Seus Conceitos 4 e 5
Principais Conceitos e Síntese
Etapa 1 – Passo 2 6
1.2. Identificação e Análise da Empresa
1 Etapa – Passo 3 7
1.3. Inputs, Outputs e Transformação
2. Etapa 2 – Passo 1, 2 e 3 8
Localização de Empresas – O Produto
Consórcio Modular
2.1 A Volkswagen Resende e São Bernardo do Campo 9 e 10
3. Etapa 3 – Passo 1, 2 e 3 11
Previsão de Vendas.
4. Etapa 4 – Passo 1, 2 e 3 14
Técnicas Japonesas
Referências 17
Resumo
O trabalho Administração da Produção e Operações abordara os seguintes tópicos:
A evolução da Administração da produção desde seu inicio aos dias atuais;
Just in time;
Engenharia Simultânea;
Tecnologia de Grupo;
Consórcio Modular;
Células de Produção;
Desdobramento da função qualidade;
Comakership;
Sistemas Flexíveis de Manufatura;
Manufatura Integrada por Computador;
Benchmarking;
Produção Customizada nas organizações.
Introdução
Como referencia utilizaremos uma empresa no ramo de distribuição de tintas imobiliárias,
Reconhecida pelo mercado, com grande aceitação do consumidor final, com preço e qualidade reconhecidos pelos órgãos competentes.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Etapa 1 – Passo 1
Evolução Histórica da Administração e Seus Conceitos.
Síntese
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.
A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)
Consórcio Modular - Entendemos que a Volkswagen teve como objetivo desenvolver uma plataforma onde, em inovação teria condições de ser o destaque no mundo dos negócios ligados a ônibus e caminhões, e também como um grande paradigma, é desenvolvido o Consórcio Modular. E através do Consórcio Modular, todo o processo que seria da empresa passa a ser também responsabilidade dos fornecedores, assim como: montagem final dos módulos de produção, os investimentos nas operações e o gerenciamento do módulo. A empresa fica responsável pela parte da planta e dos testes finais.
Com o Consórcio a empresa reduz os custos ligados a produção dos veículos, estoques e ganha também no processo de fabricação, obtendo a total eficiência na produção. E com a inovação a Volkswagen vem se destacando no mercado.
Célula de produção é uma ferramenta gerencial originaria do sistema Japonês Just in time, usada atualmente por empresa de todos os ramos de atividade e no mundo todo, com o intuito de aumento na produtividade e qualidade, redução de tempo de entrega dos produtos, redução de estoque e funcionários, facilita os medidores de qualidade e produtividade, estimula o trabalho em grupo entre outros.
Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria. Podemos dizer que é uma ferramenta que possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo.
Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada. O relacionamento cliente-fornecedor passa basicamente por quatro fases:
• Abordagem convencional.
• Melhoria da qualidade
• Integração
•
...