Crescimento econômico
Seminário: Crescimento econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naty2015 • 5/6/2014 • Seminário • 603 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Crescimento Econômico - Aumento da capacidade produtiva da economia e, da produção de bens e serviços de determinado país ou área econômica. É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) per capita ou renda per capta. O crescimento de uma economia é indicado ainda pelo índice de crescimento da força de trabalho, pela proporção da receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
Desenvolvimento Econômico - Crescimento econômico (aumento do Produto Interno Bruto per capita) acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia. O estudo do desenvolvimento econômico e social partiu da constatação da profunda desigualdade, de um lado, entre os países que se industrializaram e atingiram elevados níveis de bem-estar material, compartilhados por amplas camadas da população, e, de outro, aqueles que não se industrializaram e por isso permaneceram em situação de pobreza e com acentuados desníveis sociais. Durante o século XIX, a industrialização de muitos países da Europa e da América do Norte reduziu os demais países à condição de colônias políticas e/ou econômicas dos primeiros.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen. Vem sendo atualizado e divulgado pelo Programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países. Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita ou renda per capta, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.
O IDH varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:i) a renda, medida através do PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país; ii) a longevidade medida através dos números de expectativa de vida ao nascer; e iii) a educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.
Índice de Gini - medida de desigualdade utilizada em estudos sobre a distribuição da renda. Índice criado pelo estatístico italiano Corrado Gini em 1912. Ele desenvolveu um método para calcular o percentual da renda total que cada parcela da população de um país tem em determinado ano, ou seja, como ela é distribuída. Para isso ele criou um índice que vai de 0 a 1 (ou de 0 a 100). O índice zero mostra uma sociedade em que todos teriam a mesma renda per capta. Quanto mais próximo de 1 (ou de 100), maior a desigualdade de renda da população.
Produto Interno Bruto (PIB) – refere aos valores dos produtos e serviços finais (excluso os bens intermediários) realizados por residentes no país, em um período de tempo determinado, independente da nacionalidade da unidade produtiva dos bens e serviços.
Renda per Capita - é a renda total da economia dividida pela população residente (não importando a sua nacionalidade) do país.
Subdesenvolvimento - Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas. Evidencia-se por indicadores como exportação baseada em
...