Créditos da empresa
Abstract: Créditos da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanadgalvao • 26/5/2014 • Abstract • 2.444 Palavras (10 Páginas) • 210 Visualizações
Visão geral
Apresentação da disciplina:
Vamos estudar, na disciplina de Teoria da Contabilidade, a história e evolução da contabilidade. Os objetivos da contabilidade. Os postulados, princípios e convenções contábeis. Definição e critérios de avaliação de ativos e passivos. Mensuração de receitas e despesas. Evidenciação (disclosure). Relação da teoria com a prática contábil. Metodologias e enfoques da pesquisa contábil. Perspectivas da contabilidade.
Objetivos:
Demonstrar a origem histórica da contabilidade e sua evolução, por meio das escolas de pensamento específicas. Analisar os principais conceitos e critérios de avaliação dos ativos e passivos. Explorar as receitas, ganhos, despesas e perdas no contexto das empresas comerciais, bem como as evidenciações contábeis. Interpretar os diferentes enfoques e metodologias da pesquisa contábil. Verificar por meio das perspectivas contábeis, a relação teoria e prática.
Conteúdo Programático:
Parte I – Origem e evolução histórica
Arqueologia contábil
Escolas italianas de contabilidade
Escola norte-americana de contabilidade
Desenvolvimento da contabilidade no Brasil
Parte II – Critérios de avaliação de ativos e passivos
Conceitos
Avaliação e mensuração dos ativos
Avaliação e mensuração dos passivos
Patrimônio Líquido
Parte III – Metodologias e enfoques da pesquisa contábil
Enfoques metodológico
Teoria da contabilidade e classificações
Lançamentos no Razão (razonete)
Parte IV – Perspectivas da contabilidade
Teoria e prática
Evidenciação (disclosure)
Perspectivas contábeis
Metodologia:
Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.
Avaliação Prevista:
O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WEB AULA 1
Unidade 1 - História e evolução da Contabilidade.¹
Vocês devem estar se perguntando “Para que estudar a história? Coisa que já passou, perda de tempo”.
NÃO É VERDADE!!!! A Contabilidade é uma ciência social, e como tal tem suas raízes. Imaginem se nós não soubéssemos a história da humanidade. Claro que não precisamos saber de tudo, mas temos que saber, no mínimo, a essência. Quem aqui não sabe do seu próprio nascimento? Pessoas mais importantes responsáveis pela nossa evolução, nosso aprendizado, nossas etapas. A “coisa” é assim, não tem como fugir. Sabem daquele ditado: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, diante de tal... Seremos homens! Vamos encarar a fera. Tenho certeza que gostarão!
¹Joenice Leandro Diniz
A representação de quantidades na invenção da escrita normalmente tem sido importante. Em consequência disso, é possível localizar os primeiros exemplos de Contabilidade no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia (atual Iraque), no Egito e na China. Não podemos deixar de comentar que a Contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.
Na Itália, após o surgimento inicial do método contábil, assim como a publicação do livro "Liber Abaci", de Leonardo Pisano, e a divulgação, no século XV, da obra de Frei Luca Pacioli, houve a disseminação da “escola italiana” por toda a Europa.
Frei Luca Pacioli e sua Obra
* Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV.
Continuando... À medida que o comércio se expandia e a riqueza era acumulada, a negociação individual era substituída pelo comércio por meio de representações e associações.
A Revolução Industrial foi outro marco que deu grande impulso à contabilidade, devido ao aumento da produção fabril, que antes era tipo artesanal. O aparecimento de novas necessidades de controles, relatórios gerenciais foram inúmeros. Nasceu a Contabilidade de Custos e a Auditoria.
A influência da escola contábil norte-americana, a partir de 1920, deu um destaque à evolução dos organismos contábeis. Transcendeu a escola Européia, que ficou marcada com peso excessivo da teoria, sem demonstrações práticas, sem pesquisas fundamentais: a exploração teórica das contas e o uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial, preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência, em vez de dar vazão à pesquisa séria de campo e de grupo.
No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo, devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados, um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis
...