Custeio Tradicional
Por: Sínttya Silva • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
Este trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica para complementação do texto Custeio Tradicional. Definindo os seguintes itens:
Custos Diretos
Custos Indiretos
Custo de Oportunidade
Custo do Produto e Custo do Período
Custeio por Ordem de Produção x Custeio por Processo
Custeio Variável x Custeio por Absorção
Custos Diretos
O custo direto é aquele que consiste nas aplicações diretas a produção. Abrange todos os custos relacionados com a fabricação do produto ou serviço como a mão de obra direta, matéria-prima, tributos e outros. O Custo direto é aquele que contribui diretamente para a finalização do produto.
Custos indiretos
Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável. Os custos indiretos são alocados ao objetivo de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio.
Custo de Oportunidade
O custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior benefício. Pode-se afirma também que o custo de oportunidade refere-se aos valos liquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em detrimento de outra.
Custo do produto e Custo do Período
Considera-se como custo de produção de um bem a soma dos custos das matérias-primas e outros materiais consumidos, da mão de obra direta, dos custos industriais variáveis e dos custos industriais fixos. O custo de produção, antes de afetar os resultados do período, é relevado como ativos e apenas depois da venda afetam os resultados, o custo do período não chega a contribuir para a formação de ativos e afetem diretamente os resultados do período.
Custo do produto são custos incorporados na produção e custo do período representa os custos não incorporados na produção. Também denominados custos não industriais.
Custeio Por Ordem de Produção x Custeio Por Processo
Custeio por ordem de produção, a principal diferença gira em torno do tipo de produto usado como objetivo de custo. O custeamento por ordem de produção é encontrado em indústrias como a de construção e de mobiliaria, onde cada unidade ou lote de produto tende a ser peculiar e de fácil identificação.
Por ordem de processo é encontrado onde há uma produção em massa de unidades idênticas numa sequencia de vários processos. Algumas produções por processo tentam evitar a interrupção de seus processos, o produto em processo nunca fica parado.
Custeio Variável x Custeio por absorção
Costeio variável é o método de custeio em que
...