DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA
Projeto de pesquisa: DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dhonymeurer • 27/8/2013 • Projeto de pesquisa • 2.744 Palavras (11 Páginas) • 342 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 03
2 REVISÃO TEÓRICA ............................................................................................. 04
2.1 DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA ............................................. 04
2.1.1 D.F.C. – Método Direto ...................................................................................... 04
2.1.2 D.F.C. – Método Indireto .................................................................................... 05
2.1.2.1 Demonstrativo de Lucros e Perdas .................................................................. 06
2.2 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO ....................................... 06
2.2.1 Características das informações da DVA ................................................... 08
2.3 PRINCIPAIS ORGANIZAÇÕES CONTABEIS ............................................ 09
2.3.1 IFRS ....................................................................................................... 09
2.3.2 Comissão de Valores Mobiliários .............................................................. 09
3 CONCLUSÃO .............................................................................................. 11
4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................... 12
1 INTRODUÇÃO
Um dos propósitos deste trabalho é conceituar a Demonstração de Fluxo de Caixa e falar sobre o método direto e indireto nessa demonstração. Além disso, será discorrido sobre a Demonstração do Valor Adicionado, bem como as principais organizações contábeis como IFRS, CVM, entre outras.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa nos fornece um resumo dos fluxos de caixa e permite ao usuário ver como o caixa alterou de um período a outro, quais contas foram responsáveis por esta alteração e qual foi o resultado obtido com cada atividade deste fluxo.
Já a Demonstração do Valor Adicionado permite que as empresas prestem contas dos seus atos perante a sociedade, seus sócios e demais colaboradores, além de ser de extrema importância para a classe empresarial.
É importante ressaltar que não existe a pretensão de esgotar assuntos tão vastos. A intenção aqui contida é apenas refletir sobre os conceitos básicos e sobre a importância da DFC e da DVA para os empresários e os profissionais da área contábil.
2 REVISÃO TEÓRICA
2.1 DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA
Uma das funções da contabilidade é a comunicação eficiente de informações úteis para a tomada de decisões. A D.F.C. traz informações sobre a situação financeira da empresa, tratando-se especificamente do caixa.
O seu objetivo principal é fornecer informações relevantes sobre as entradas e saídas de caixa de uma entidade para um determinado período de tempo.
As informações contidas na Demonstração do Fluxo de Caixa são úteis quando utilizadas com as informações de outras demonstrações contábeis e na medida em que estejam refletindo as transações de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, auxiliando os usuários na avaliação da capacidade da entidade de gerar fluxos de caixa líquidos positivos decorrentes de suas atividades, visando atender às suas obrigações bem como pagar dividendos aos seus acionistas.
Segundo Matarazzo, tratando - se da análise de demonstrações contábeis, identifica como alguns principais objetivos da Demonstração do Fluxo de Caixa:
- Avaliar alternativas de investimentos.
- Avaliar as situações presentes e futuras do caixa na empresa, posicionando-a para que não chegue a situações de iliquidez.
- Certificar de que os excessos momentâneos de caixa estão sendo devidamente aplicados.
Existem dois métodos da elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa:
- D.F.C. – Método Direto;
- D.F.C. – Método Indireto.
As diferenças entre os métodos direto e indireto são limitadas, exclusivamente, aos fluxos das atividades operacionais. Os fluxos das atividades de financiamento e de investimento são demonstrados de forma igual nos dois métodos.
2.1.1 D.F.C. – Método Direto
A Demonstração do Fluxo de Caixa resume todos os pagamentos e recebimentos decorrentes das atividades operacionais da empresa, devendo apresentar os componentes do fluxo por seus valores brutos.
Neste método a D.F.C. é elaborada a partir da movimentação diretamente ocorrida nas disponibilidades, sendo apresentados todos os itens que tenham provocado entrada ou saída de disponibilidades, vale dizer, todos os pagamentos e recebimentos.
Pelo método Direto, os recursos derivados das operações são indicados a partir dos recebimentos e pagamentos decorrentes das operações normais, efetuados durante o período.
Em resumo a D.F.C. Direta nada mais é do que o resultado das atividades operacionais demonstrados em função dos recebimentos e dos pagamentos ocorridos durante o exercício. Nesse caso, é apresentado inicialmente o total dos valores recebidos de clientes, bem como o total dos valores pagos a fornecedores e empregados. Em seguida, são evidenciados os pagamentos feitos a título de Imposto de Renda e Contribuição Social, os pagamentos de contingências, os recebimentos por reembolso de seguros, os recebimentos decorrentes de lucros e dividendos de subsidiárias para, finalmente, ser informado o valor líquido decorrente do confronto entre os demais recebimentos e pagamentos ocorridos no período e não incluídos nos itens anteriores.
2.1.2 D.F.C. – Método Indireto
A forma que representa o método indireto é menos complexa que método
...