Dados Econômicos da Cidade de Jaú
Artigo: Dados Econômicos da Cidade de Jaú. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatapel • 26/11/2014 • Artigo • 826 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
Dados Econômicos da Cidade de Jaú
O crescimento do setor calçadista de Jaú é projetado em apenas 1,6% em relação ao ano de 2007, devido a crise financeira mundial. A maior parte dos insumos usados na fabricação dos calçados é importada, e por isso a queda ou o aumento do dólar influenciam diretamente a economia calçadista.
As variações constantes do dólar preocupam por demais os empresários do setor calçadista jauense, pois a crise norte-americana afeta diretamente ao ramo das indústrias da cidade. Com a alta do dólar, a elevação do valor dos insumos cresce, e os empresários têm de repassar o valor do produto final para seus compradores e clientes. Uma das ameaças do crescimento do setor calçadista jauense, é a inflação.
“Marcelo Sobrinho, diretor de comércio exterior de uma das maiores produtoras de calçados de Jaú, afirma que é inevitável, para o setor calçadista, ser afetado pela crise financeira dos EUA, já que a economia atual é globalizada. “Apesar de vendermos para países da América do Sul, o mercado mundial está retraído, portanto é óbvio uma queda nas exportações do setor”, explica Sobrinho. “Além disso, importamos serviços de outros países; a crise também vai custar para nós”, acrescenta o diretor.”
Os principais importadores do setor calçadista jaeunse são: Argentina, Chile e Venezuela.
“Segundo Emilena Lorenzon, coordenadora de Gestão de Informação e Conhecimento do Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú (Sindicalçados), é projetada uma queda no crescimento da produção do setor em 2008 pelos economistas; em 2007, o registro de aumento foi de 7,3%; este ano não deve passar de 1,6%. Ela também destaca que o preço do produto no mercado interno deve sofrer um pequeno aumento nas próximas coleções, como forma de compensação de perdas.”
No momento, o mercado mundial é favorável paras as empresas do setor calçadista que não fecharam nenhum contrato de exportações, eles podem se beneficiarem assim que o mercado voltar a consumir os padrões anteriores com uma moeda mais valorizada.
Mercado Eleva a Projeção de Inflação em 2014 Para 6,11%
A estimativa do relatório Focus divulgado pelo Banco Central na semana passada era do IPCA em 6,01%, hoje é de 6,11%. A estimativa há quatro semanas estava em 5,93%. Em 2015 a projeção segue em 5,70%, segundo a expectativa do mercado. Este indicador se mantem no mesmo patamar há sete semanas.
a previsão mostra que a inflação manterá em 6,12% pela segunda semana seguida, há quatro semanas estava em 6,00%.
“Nas estimativas do grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções, o chamado Top 5 da pesquisa Focus, a previsão para o IPCA em 2014 no cenário de médio prazo aumentou de 5,89% para 5,99%. Para 2015, a previsão dos cinco analistas recuou de 5,80% para 5,78%. Há quatro semanas, o grupo apostava em altas de 5,86% para 2014 e 5,80% para 2015.”
A média das estimativas para o IPCA de março passou de 0,56% para 0,62%. Há quatro semanas, estava em 0,50%. A projeção para abril subiu de 0,55% para 0,56%.
“PIB. A previsão de crescimento da economia brasileira em 2014 subiu de 1,68% para 1,70%. Para 2015, a estimativa de expansão se manteve em 2%.
...