TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados e Conceito PIB por Habitante

Tese: Dados e Conceito PIB por Habitante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Tese  •  7.559 Palavras (31 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 31

1 Passo

Dados e Conceito PIB por Habitante

O PIB constitui um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em que

representa o valor total da produção de bens e serviços.

Dividindo o PIB pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimento econômico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços podem variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).desta região. O PIB do Brasil no ano de 2011, em valores correntes, foi de R$ 4,143 trilhões (crescimento de 2,7 % sobre o ano de 2010). O Brasil é um país que tem um estado grande em termos de carga tributária, especialmente se consideramos seu nível de renda per capita, mas cuja força é apenas média. Os Estados Unidos, por exemplo, são exemplo de estado forte cujo tamanho, em termos de carga tributária, é médio (30% do PIB). Já a França e a Suécia, com cargas tributárias respectivamente de 45 e 55% do PIB

aproximadamente, são exemplos

de estados fortes e grandes. O tamanho do aparelho do

estado, portanto, não garante sua força.

Índice de Gini

É uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdadae distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade.Embora comumente tilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica-um estado, uma região , ou mesmo todo o País.Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentradas.

O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz-um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Curva de Lorenz

É uma representação gráfica construída apartir da ordenação da população pela renda.

A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pelo p-ésima fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.

A inclinação da curva é sempre positiva e é convexa, e L(0) = 0 e L(1)=1

A linha L(p)=p é a linha de perfeita igualdade, e corresponde à linha OB, no gráfico abaixo, e a uma situação na qual todos receberiam o mesmo montante.

A linha de extrema desigualdade corresponde aos segmentos AO e AB, e a uma situação na qual todos recebem zero com exceção do mais rico, que recebe o total da renda.

A curva de Lorenz

sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade.

Quando mais próxima ela estiver da linha de perfeita igualdade, mais igualitária é a distribuição de renda.

IDH do Brasil

O Índice de desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista mahbub ul haq, com a colaboração de Amartya sen, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das nações unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o produto interno Bruto ( PIB) per capita, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.

O IDH varia de 0(Zero) a 1(Um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:

1. A renda medida do PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país;

2. A longevidade, medida pelos números de expectativas de vida ao nascer;

3. A educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

Deve-se mencionar, no entanto, que o índice não é uma medida abrangente do desenvolvimento humano, pois deixa de incluir indicadores importante como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade.

No Brasil, o índice pode ser consultado no Atlas do desenvolvimento Humano no Brasil.

O CONCEITO HISTÓRICO

DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Trabalho originalmente preparado para curso de

desenvolvimento econômico na Fundação

Getúlio Vargas. Versão de 2 de março de 2006.

Abstrato. A revisão do conceito do desenvolvimento econômico. Crescimento econômico ou econômico

desenvolvimento é visto como um fenômeno histórico - como o resultado da revolução capitalista,

e, por isso, o comercial, o industrial e, entre eles, as revoluções nacionais. Assim,

o que é necessário é um conceito histórico de crescimento econômico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com