Conceito e Definição de PIB
Projeto de pesquisa: Conceito e Definição de PIB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Apaula • 18/9/2013 • Projeto de pesquisa • 4.252 Palavras (18 Páginas) • 379 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof.ª Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Prof.ª Flaviana Zambom
Sumário
1 – Introdução..........................................................................................03
2 Conceito e Definição de PIB.................................................................04
3 - Conceito e Definição de Coeficiente de Gini.......................................07
4 - Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).........................................08
5 – BRICS.................................................................................................10
6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................15
7 – Bibliografia...........................................................................................16
Promissão, 16 de Junho de 2013
Desenvolvimento Econômico
1- INTRODUÇÃO
Num país continental como o Brasil, com enormes diferenças de rendas e de emprego, com uma imensidão de locais das mais diversas condições climáticas, de uma enorme variedade de condições de higidez e saúde; com regiões e bolsões de exuberantes riquezas construídas pelo homem, ao lado de gente miserável vivendo sem as mínimas condições de higiene, é difícil falar em Economia, pois se pode dizer que há Economias e Economias. Enquanto os insumos e os produtos de uma são abundantes, refinados, selecionados, passando por severo controle de qualidade, os de outra são escassos, grosseiros, impuros e sem qualidade garantida.
A primeira é a Economia dos desejos; a segunda, a Economia das necessidades. Este raciocínio torna clara a acepção de que o que é bom para uma não necessariamente é bom para a outra.
Atualmente, a economia do Brasil esta muito forte e sólida, pois o país esta sendo considerado um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente os minérios, a agricultura e mano faturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se na atualidade, em bom momento de expansão.
2 - Conceito e Definição de PIB
Mesmo que você não seja profissional do ramo financeiro, provavelmente já ouviu falar em PIB, PIB do Brasil, Produto Interno Bruto.
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Existem 3 tipos de PIB: Agrícola, industrial e de serviços.
Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
PIB e PIL
A diferença entre o produto interno bruto (PIB) e o produto interno líquido (PIL) traduz-se no valor das depreciações. Ao contrário do PIB, o PIL tem em conta o valor da depreciação do capital. PIL = PIB – depreciações
Fórmula para cálculos do PIB
A fórmula clássica para expressar o PIB de uma região é a seguinte:
Onde,
C é o consumo privado
I é o total de investimentos realizados
G representa gastos governamentais
X é o volume de exportações
M é o volume de importações
Tendo I igual à formação bruta de capital fixo (FBCF) mais a variação nos estoques (?EST), temos:
PIB e PNB (produto nacional bruto)
O PIB difere do produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda líquida enviada ao exterior (RLEE): ela é desconsiderada no cálculo do PIB, e considerada no cálculo do PNB, inclusive porque o PNB é gerado a partir da soma do PIB mais entradas e saídas de capital. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países. Assim (e
PIB nominal e PIB real
Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do Pib eliminando simplificadamente), caso um país possua empresas atuando em outros países, mas proíba a instalação de transnacionais no seu território, terá uma renda líquida enviada ao exterior negativa. Pela fórmula:
PNB = PIB – RLEE
O país exemplificado terá um PNB maior que o PIB. No caso brasileiro, o PNB é menor que o PIB, uma vez que a RLEE é negativa (ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe).
PIB per capita
Os indicadores econômicos agregados (produto, renda, despesa) indicam os mesmos valores para a economia de forma absoluta. Dividindo-se esse valor pela população de um país, obtém-se um valor médio per capita:
O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado
...