Desenvolvi Meto Econômico
Por: 91263024 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 166 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Rayane de Sousa Bueno |
RA | 3715682229 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 3]
Introdução
Neste trabalho abordaremos a globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Ao nosso redor essa globalização se dissemina de várias formas, com vários exemplos. O outsourcing que é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente ou mais efetivamente por outra corporação, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Como a empresa Coca-Cola se adaptou a globalização, seus lados positivos e negativos.
Descrição das definições de globalização
O termo globalização designa um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional. Apesar de ser geralmente apresentado como um conceito, sobretudo econômico, o fenômeno da globalização vai muito além desta dimensão, incluindo também a aproximação e mesmo integração global ao nível cultural, social e político, formando aquilo a que vem sendo chamado por aldeia global.
Apesar do fenômeno da globalização ter se intensificado fortemente ao longo das duas últimas décadas, ele não é totalmente novo. Na verdade, a globalização foi iniciada no século XIV com os descobrimentos portugueses, período em que as trocas comerciais adquiriram uma dimensão mundial. Ao longo dos séculos seguintes, a globalização foi-se intensificando motivada pelo acentuar das trocas comerciais entre os países europeus e as suas colônias espalhadas por todo o mundo e acentuadas pelo movimento de liberalismo econômico surgido ao longo do século XIX. Na segunda metade do século XX, no rescaldo da Segunda Guerra Mundial o fenômeno ganha novo ímpeto com o surgimento de diversas formas de integração econômica, e o desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Mas é já no final da década de 1980 que o termo globalização começa a ser utilizado, designando não apenas a mundialização da economia, mas também o intercâmbio cultural e a interdependência social e política ao nível mundial.
Uma das conseqüências mais evidentes da globalização é a deslocalização da produção, podendo as empresas transferir a sua produção industrial para países de mão-de-obra mais barata o que, pelo menos teoricamente, poderá contribuir para uma melhor repartição da riqueza. E de fato, são países como a China, a Índia ou o Brasil que mais estão a beneficiar com o processo de globalização na medida em que muitas empresas industriais dos países mais desenvolvidos estão a sua produção para estes países.
Ao nosso redor essa globalização se dissemina de várias formas, como por exemplo:
Rede de conexões: A globalização pode ser parcialmente definida como interação de diversas atividades em vários países ao redor do mundo. Essas atividades podem incluir investimentos econômicos, atividades desportivas, comunicação via internet, oportunidades de emprego e muitas outras formas de interação entre os países com o mundo inteiro. Pessoas que moraram, viajaram ou fazem parte de algum outro lugar. Essas pessoas têm acesso fácil com apenas um clique de um botão. As semelhanças ao redor do mundo, particularmente na esfera do marketing. O mundo está se tornando rapidamente uma cultura globalizada, formando seu próprio conjunto único de regras, padrões e estilo de vida.
Acontecimentos ao nosso redor: Alguém pode ser capaz de usar uma camisa projetada no Japão, um perfume do Oriente, um relógio de pulso da Hungria, uma caneta produzida na Dinamarca, uma loção para o corpo dos EUA etc. Isto é um efeito da globalização. Cedo ou tarde, culturas ímpares, línguas únicas e códigos de vestimentas vão cair para serem substituídos por uma forma unificada de vida. Pelo menos, é possível ver a globalização como um rumo dos acontecimentos viável, talvez até provável. A cultura global poderia ser o resultado da globalização.
Comunicação: Transmissões via satélite expõem as diferentes nacionalidades, índices de câmbio, o que torna cada um de nós muito consciente das atividades atuais no mundo. Tudo ao redor e cada pessoa tornam-se ligados e interdependentes, enquanto os avanços tecnológicos continuam a melhorar constantemente a comunicação entre você e o resto do mundo. Em um nível menos narcisista, há organizações mundiais e de pressão global sobre as nações que discordam dos globalizados, e são normas aceitáveis. Independentemente da escala, este conceito é inevitável. Compreenda que a diversidade faz parte do conceito de globalização. Esse conceito de globalização leva uma consciência da diversidade, uma interessante uma mistura de pessoas diferentes origens, nacionalidades e culturas.
Globalização em ação: Basta ligar a TV que foi feita no Japão. Pegue aquela caixa de cereais matinais e dedique um minuto para pensar sobre como ela chegou até o seu supermercado. Pense em como você é tudo o que você lê, e que foi provavelmente escrito por alguém que vive a milhares de quilômetros de distância de você. Em seguida, pense em um mundo onde nada disso pudesse acontecer.
Definição de outsourcing
Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzido para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa. Em inglês, a palavra ‘out’ significa ‘fora’, e ‘source’ significa fonte, ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do negócio de forma mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial. O outsourcing está intimamente relacionado com a subcontratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa. Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que os previstos. Outra desvantagem consiste em que a terceirização pressupõe certo nível de dependência de pessoas que não conhecem o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso e motivação. Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu próprio negócio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações. Outra crítica consiste em que a terceirização pode contribuir para a exploração e desumanização do trabalhador. Quando acontece o outsourcing (terceirização de serviços para uma empresa em outro país, de modo a encontrar mão de obra mais barata), há um aumento da probabilidade de demissões de trabalhadores. O outsourcing é uma prática que deve ser bastante ponderada antes de ser implementada em uma empresa, porque pode ter impactos positivos ou negativos.
...