ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Por: Val_tavares • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 869 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
- ESTRUTURA DO ATIVO
Entendemos que o ativo representa os bens e direitos que a empresa possui.
Realizar um ativo significa transforma-lo em dinheiro.
O Ativo é divido em 3 grupos na legislação brasileira;
- Circulante – Até 1 ano
- Realizável longo prazo – Mais de 1 ano
- Permanente – Investimento Imobilizado Diferido
Ativo Circulante a empresa irá receber ou realizar no máximo em 1 ano a partir da data do Balanço ( Caixa e Banco, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques)
Realizável Longo Prazo a empresa irá receber ou realizar após 1 ano ( Créditos de Coligadas e Controladas)
Permanente são ativos nas atividades da empresa que a realização será lenta e demorada (Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado)
Os ativos representam os usos ou aplicações dos recursos, temos ativos quando aplicamos recursos nas compras ou aquisições, o Balanço mostra os volumes dos recursos que a empresa utiliza para aumentar seus ativos e também mostra como esses recursos são distribuídos dentro do Ativo e em quanto esses recursos serão transformados em dinheiro.
Essa análise do Ativo deve ser feita dentro desses 3 grupos para a empresa saber se é curto ou longo o prazo, o ativo mais importante é o de curto prazo para o pagamento das despesas e dividas e os mais relevantes são os Estoques e Duplicatas a Receber .
Já o ativo imobilizado mostra somente os recursos que permanecem mais tempo na empresa, mas o Balanço é pobre para mostrar a capacidade produtiva da empresa.
- ESTRUTURA DO PASSIVO
Já o Passivo representa as dívidas e obrigações que a empresa possui.
Ele também é dividido em 3 grupos;
- Circulante – Até 1 ano
- Exigível Longo Prazo – Mais de 1 ano
- Patrimônio Líquido – Capital, Reservas de Capital, Reservas de Lucro, Lucros Acumulados.
O Balanço é para identificar como a empresa financia seus ativos e quais são seus recursos.
Fontes que financiam a empresa; Recursos de terceiros e Recursos próprios.
A relação entre esses dois recursos é que vai definir quanto a empresa depende de terceiros, quanto maior o recurso de terceiros, maior é o risco financeiro, pois a empresa trabalha mais com recursos de outros do que seus próprios recursos.
- ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS
Sobre as demonstrações de resultado;
Receita Fontes de recursos[pic 1]
Despesas e Custos Aplicações de recursos[pic 2]
A Demonstração de resultados mostra a soma dos valores do período e objetivo é de mostrar os resultados lucro ou prejuízo.
A informação importante da Demonstração é o resultado final, quanto maior o lucro que a empresa obter, maior a capacidade de investir em ativos para utilizar recursos próprios.
Dividimos as demonstrações financeiras dessa forma;
Demonstrações financeiras primárias, Demonstrações financeiras secundárias, Métodos de Análise e Índices.
O objetivo da análise depende do ponto de vista do gestor financeiro , os dados contábeis se referem a eventos passados, mas pode servir para uma projeção futura.
- CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE
Capital de Giro Ativo Circulante, o capital de Giro é um fluxo constante de recursos utilizados para aquisição (duplicatas a receber) com esses recursos a empresa mantém sua situação de Liquidez , o fluxo de capital de giro não é constante quando varia ao longo dos meses do ano em casos de empresas sazonais por conta das variações dos volumes que aumentam ou diminuem.[pic 3]
...