ESTUDO COMPARATIVO: ASPECTOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS OPERACIONAIS NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
Por: julianosoft • 8/4/2016 • Abstract • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 428 Visualizações
PRÉ-PROJETO DE TCC
ESTUDO COMPARATIVO: ASPECTOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS OPERACIONAIS NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
Juliano dos Santos Rodrigues
Salvador - BA
2016
ESTUDO COMPARATIVO: ASPECTOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ENTRE SISTEMAS OPERACIONAIS NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS
Pré-projeto apresentado ao curso de análise e desenvolvimento de sistemas como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Regional da Bahia.
Orientador: Fábio Fonseca Barbosa Gomes
Salvador – BA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
4. SISTEMAS OPERACIONAIS EM DISPOSITIVOS MOVEIS 7
5. IOS....................................................................................................................7
5.1 DESENVOLVIMENTO DE APPS...................................................................
5.2 SOFTWARE DE DENVOLVIMENTO.............................................................
5.3 SEGURANÇA NO IOS.................................................................................
6. WINDOWS PHONE .........................................................................................
6.1 DESENVOLVIMENTO.................................................................................
6.2 SEGURANÇA..............................................................................................
7. ANDROID......................................................................................................
7.1 DESENVOLVIMENTO ................................................................................
7.2 SEGURANÇA.........................................................................................................
8. METODOLOGIA DA PESQUISA................................................
9. CRONOGRAMA.........................................................................
10. REFERÊNCIAS........................................................................
1. INTRODUÇÃO
Os dispositivos móveis, como tablets, smartphones, celulares vêm crescendo muito (NÃO ENTENDI, faça assim: na atualidade, dispositivos móveis estão cada vez menores e com capacidade de processamento maior....) a sua utilização com o avanço da tecnologia, hoje em dia já é possível ter um smartphone com as mesmas configurações de um computador pessoal e a depender da marca ou modelo podem ser até superior. (CERT.BR, 2015) SUGESTÃO: Leia o parágrafo em voz alta ou pra alguma pessoa conhecida, tem frases sem sentido neste parágrafo
Realizam praticamente todas as funções de um computador pessoal, como navegação web, acesso as redes sócias (redes sociais), instalações de programas de acordo com a necessidade do usuário, ler e-mails, entre outras. Entretanto o fato de serem minicomputadores (cuidado, minicomputadores são MAIORES que microcomputadores, utilize o termo dispositivos embarcados de tamanho reduzido) não os deixam imunes a pragas virtuais e a violação de sua privacidade por pessoas maliciosas.(CERT.BR, 2015)
Normalmente O sistema operacional ANDROID é o mais vulnerável em relação a falhas de segurança, e a própria Google resolveu pedir a opinião de pesquisadores da universidade Cambridge no Reino Unido e o resultado não foi nada agradável foi que 87% dos dispositivos estão expostos pelo menos a uma vulnerabilidade critica. (KLEINA, 2015). (Isto é um trabalho formal, nada de termos como: nada mais)
O maior problema do ANDROID (por que está tudo em maiúisculo?) estaria na grande variedade de versões do sistema operacional que ficam fragmentadas nos dispositivos após a atualização para o próximo sistema e também a falha dos fabricantes na entrega de atualizações e firmware para corrigir o erro. A marca NEXUS da própria GOOGLE é a mais segura, dentre outras marcas, a LG fica na frente da Motorola, Samsung, Sony, HTC e Asus. (KLEINA, 2015).
A cada dia Diariamente surgem programas maliciosos para dispositivos que possuam o sistema operacional Android instalado, a mais nova ameaça foi batizada de Kemoge, e vem se alastrando com facilidade entre os dispositivos. Uma vez instalado, o malware exibe grande quantidade de anúncios indesejados podendo dar controle total aos Hackers (hackers ou crackers?). (GARRETT, 2015).
O malware kemoge foi descoberto por especialistas de segurança da empresa FireYed. Ele é instalado sem o usuário perceber ao instalar outro software de fonte sem credibilidade e já afeta mais de 20 países. (GARRETT, 2015).
A maneira mais segura de evitar que códigos maliciosos e programas indesejados não infecte o dispositivo móvel, é instalando software de fontes conhecidas como a própria loja do fabricante e evitando lojas genéricas. vale apenas lembrar que nem sempre ter um bom antivírus pode ser a solução, é necessário ter o conhecimento do software em questão que se pretende instalar e o uso
...