Economia. Demanda
Seminário: Economia. Demanda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelsonjuniorl • 15/10/2013 • Seminário • 527 Palavras (3 Páginas) • 433 Visualizações
Microeconomia:
Os ramos da microeconomia levam a estudar o comportamento econômico e individual de consumidores, e empresas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. O conceito ou a definição de microeconomia, para entendermos o que é, basta nos concentrarmos no próprio nome (micro=pequena) Então a micro economia estuda a economia e suas variáveis num sentido restrito, a economia das famílias, dos grupos de famílias e como já citado a da firma ou empresa. Ao contrário do macro (grande) economia que estuda os agregados de uma nação ou de várias nações (o PIB, o PNB, a RN entre outros).
Demanda:
Demanda é o desejo de adquirir certo bem em um determinado espaço de tempo, e não a consumação de tal produto. A demanda de um bem ou serviço também pode ser influenciada pelos preços de outros bens e serviços, vejam alguns Fatores que podem influenciar a demanda:
A) O gosto do consumidor
B) A relação de preço entre os produtos; quanto maior o preço, menor será a procura pelo produto.
C) A relação de seus preços com os produtos substitutos. Exemplo: O preço do pão francês e o pão integral.
D) Relação de seu preço e o poder aquisitivo do consumidor.
Representação de demanda.
Oferta:
É a quantidade de produtos e serviços oferecidos ao mercado que pode sofrer alterações por algum desequilíbrio entre a oferta e a procura. Assim podemos determinar que o preço de algum produto ou serviço é determinado pelo próprio consumidor, dessa forma o consumidor pode buscar mais alternativas de produto, mesmo que o preço esteja elevado. A oferta depende de algumas variáveis:
A) A quantidade de oferta de um bem
B) O preço deste bem
C) O preço concorrente ao produto
D) O custo da produção
E) E a tecnologia na fabricação do produto.
Assim podemos presumir que quando há o aumento de preço de um bem, maior é o estimulo para a fabricação, quando a quantidade do produto se normaliza no mercado há uma queda no preço, estimulando a demanda e desencorajando a oferta.
Estas duas formas de força de mercado vivem em desentendimento, fazendo com que o valor dos produtos seja regido pela quantidade oferecida, que oferecerá poucos produtos para o mesmo se elevar, pela demanda, que almeja muitos produtos para chegar há um preço mais acessível.
Representação de oferta:
O equilíbrio de mercado ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual á quantidade de produtos ou serviços que os produtores querem vender. De certo modo, não há excesso ou falta de demanda ou oferta. Existe coerência de desejos.
...