Economia Política, Conceitos Basicos
Por: carolbrj • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 545 Visualizações
Economia Política - Conceitos
Apresente a definição das categorias destacadas nos trechos a seguir:
- O surgimento do Excedente Econômico sinalizou historicamente um enorme desenvolvimento do processo de trabalho, graças ao qual a produção de bens ultrapassou as necessidades imediatas da comunidade. A produção dos bens que atendem às necessidades individuais e coletivas dos membros da sociedade esta vinculada de forma especial a distribuição e o consumo.
- A produção de mercadoria tem como indispensáveis a divisão social do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção.
- O surgimento do equivalente universal permitiu que a circulação das mercadorias avançasse ainda mais, foram os metais preciosos convertidos em dinheiro, que se mostraram adequados a essa função.
- É no modo de produção que universaliza a lógica mercantil – isto é, no modo de produção capitalista – que o fetichismo alcança a sua máxima gradação com o fenômeno da reificação.
a.1) Excedente Econômico
Excedente é a parte da riqueza produzida que excede a riqueza consumida durante o processo produtivo. As vantagens associadas à sua produção estão relacionadas à ampliação do consumo, sua reutilização na economia, proporcionando o crescimento econômico.
a.2) Processo de Trabalho
O trabalho é uma atividade racional do homem, no processo da qual ele modifica e adapta os objetos da natureza para satisfação de suas necessidades. O processo de trabalho é formado por 3 elementos:
- Meios de trabalho
- Objetos de trabalho
- Força de trabalho
a.3)Produção
A produção é a criação e o processamento de bens e mercadorias. O processo abarca a concepção, o processamento e o financiamento, entre outras etapas. A produção é um dos principais processos económicos e o meio através do qual o trabalho humano gera riqueza.
a.4) Distribuição e consumo
Distribuição: Consiste na forma pela qual o produto social global (produto produzido em uma determinada sociedade) é repartido diferente entre os diferentes membros da sociedade. É intimamente ligada às relações de produção.
Consumo: Processo no qual um bem é utilizado para a satisfação de uma necessidade determinada.
B.1) Divisão social do trabalho
À medida que se desenvolve a capacidade produtiva da sociedade, e com ela o volume do excedente, esta divide as ocupações necessárias à produção de bens entre seus membros. Reparte o trabalho em especialidades, mas não reparte cada especialidade em operações limitadas.
B.2) Propriedade Privada dos Meios de produção
Meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que media a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si. Incluem os instrumentos, infraestrutura, máquinas e a matéria prima.
...