Economia de Mendes
Tese: Economia de Mendes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sonia124514251 • 14/2/2014 • Tese • 1.255 Palavras (6 Páginas) • 493 Visualizações
Segundo a Wikipédia a Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar).“
Para Mankiw a Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Na maior parte das sociedades os recursos não são alocados por um único planejador central, mas pelas ações combinadas de milhões de famílias e empresas. Os economistas, portanto, estudam como as pessoas tomam as decisões: o quanto trabalham, o que compraram quanto poupam e como investem suas poupanças.
Segundo Mendes a economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência política, a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definição como o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidade ou dos desejos humanos. Portanto, sua principal tarefa é descobrir como o mundo econômico funciona.
Para O´Sullivan a economia é o estudo das escolhas feitas por pessoas quando existe escassez, ou seja, quando existem limites ao que os indivíduos podem obter. A escassez é uma situação na qual os recursos – tudo aquilo que usamos para produzir bens e serviços – São limitados em quantidade, mas podem ser usados de diferentes maneiras. Devido à limitação de recursos, torna-se necessário sacrificar a obtenção de um bem ou de um serviço para a obtenção de outro.
Conforme Dornbusch a economia é o estudo de como a sociedade decide o quê, como e para quem produzir. A sociedade tem de resolver o conflito entre os desejos ilimitados por bens e serviços e a escassez dos recursos (mão-de-obra, máquinas, matérias-primas) com os quais são feitos os bens e serviços. A economia é a análise dessas decisões. O seu tema é o comportamento humano, o seu método é desenvolver teorias e testá-las com fatos.
De que maneira os economistas pensam os problemas e as tomadas de decisões? Tal forma de pensar pode ser sintetizada pelo economista John Maynard Keynes: “A Teoria Econômica não fornece um corpo de conclusões estabelecidas, imediatamente aplicáveis em política econômica. Trata-se de um método, não de uma doutrina, um aparato da mente, uma técnica de pensar que ajuda aquele que a domina a traçar conclusões acertadas”.
A análise econômica envolve com freqüência variáveis e suas inter-relações. Uma variável é uma medida de algo que pode ter valores diferentes. Em economia é normal fazer afirmações sobre a relação entre duas variáveis: por exemplo, o número de bifes que uma pessoa come num mês depende do preço e da renda da pessoa. Suponha que seja dito: “Uma redução no preço do bife aumenta sua quantidade consumida”.
Esta é uma afirmação sobre a relação entre duas variáveis: o preço e a quantidade do bife, quando se supõe implicitamente que a relação entre as outras variáveis – o preço do frango e a renda da pessoa – não foram alteradas com o mesmo valor. Uma maneira mais precisa de dizer isso seria: “Uma redução no preço do bife aumenta sua quantidade consumida, ceteris paribus”. As palavras em latim significam “tudo o mais mantido constante” ou “mantendo-se as outras variáveis fixas.
3 PRINCIPAIS PERGUNTAS
quais bens devem ser produzidos? Não é possível produzir dois bens distintos quando existem recursos produtivos para apenas um. Por exemplo: se um hospital dedicar seus recursos para a realização de mais transplantes do coração, disporá de menos recursos para o cuidado com bebês prematuros.
como esses bens devem ser produzidos? Existem formas alternativas de produzir os bens que desejamos. Por exemplo: as empresas de utilidade pública podem produzir eletricidade como energia solar ou hidroelétrica. Os professores universitários podem ensinar um novo conceito a seus alunos por meio de extensas palestras ou de aulas curtas e exercícios.
quem consome os bens produzidos? A sociedade como um todo precisa decidir de que forma seus produtos serão distribuídos para o consumo das pessoas. Se algumas ganham mais dinheiro que outras, deveriam consumir mais bens? Quanto dinheiro deve ser transferido dos ricos aos mais pobres?
FATORES DE PRODUÇÃO
os recursos naturais: terra arável, depósitos minerais, água, reservas de petróleo e gás, por exemplo – são fatores de produção criados pela ação da natureza e usados para produzir bens e serviços. Alguns economistas referem-se a todos os tipos de recursos naturais simplesmente como terra.
trabalho (ou mão-de-obra): é o esforço humano – físico e mental – usado para produzir bens e serviços. Ele é escasso porque cada dia tem apenas 24 horas, e se gastarmos mais nosso tempo numa atividade como o trabalho, por exemplo, teremos menos tempo para outras atividades, como o lazer.
o capital físico: abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que são utilizados na produção. O fator
...