Economia do Brasil e da China
Exam: Economia do Brasil e da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gnatyg • 26/5/2014 • Exam • 1.551 Palavras (7 Páginas) • 573 Visualizações
“Saem as economias costeiras do Brasil e da China e entra o interior dos dois países. Em vez da Índia e Rússia, estão Filipinas, Indonésia, México, Turquia e Vietnã. Serão esses os ‘novos BRICs?’”.
(Folha de S.Paulo. Sérgio Dávila, “Brasil rural desponta entre novos BRICs.”, 23/9/2007, p. C3)
Acerca da economia mundial, assinale a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a. os países membros do BRIC apresentam algumas características em comum: grande extensão territorial e populacional e elevado potencial de crescimento econômico.
b. uma das principais causas do crescimento elevado da China é a farta disponibilidade da mão de obra barata.
c. os países membros do BRIC são considerados países de economias emergentes.
d. o acrônimo BRIC se forma pela junção da primeira letra dos nomes de um grupo específico de países.
e. a Indonésia, membro do BRIC, nas últimas décadas abriu seu mercado ao investimento estrangeiro a partir de experiências anteriores como a criação das Z.E.E.s (Zonas Econômicas Especiais).
Feedback
Sua resposta está correta.
A alternativa estaria correta caso se referisse à China. Mesmo sob o regime político de partido único e com grande presença do Estado na economia, a China abriu seu mercado ao capital externo, com a criação de Zonas Econômicas Especiais. As empresas estrangeiras foram atraídas para montar indústrias no país, motivadas pela baixa cobrança de impostos e pela presença de mão de obra barata, em razão da enorme disparidade de câmbio entre a moeda local, o iuan e o dólar. A China é atualmente o maior exportador mundial.
A resposta correta é: a Indonésia, membro do BRIC, nas últimas décadas abriu seu mercado ao investimento estrangeiro a partir de experiências anteriores como a criação das Z.E.E.s (Zonas Econômicas Especiais)..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
"Nunca antes, num campo de golfe, alguém tinha me dito para mirar 'na Microsoft ou na IBM'. Estávamos no primeiro tee do KGA Golf Club, no centro de Bangalore, sul da Índia, quando o meu parceiro indicou dois edifícios de aço e vidro que reluziam ao longe, atrás do primeiro green. Pena que o prédio da Goldman Saches ainda não estava pronto, senão ele poderia tê-lo apontado também e feito uma trinca. Os escritórios da HP e da Tex Instruments ficavam no back nine, junto ao décimo buraco." (Thomas L. Friedam, O Mundo é Plano - página 11 - Editora Objetiva)
A leitura atenta do texto acima, nos remete a uma das principais características do processo de globalização econômica em curso que é:
Escolha uma:
a. A formação de blocos econômicos supranacionais.
b. A produção de bens que ocorre em escala planetária dentro do conceito de fábrica global.
c. A industrialização como fenômeno que atinge todas as regiões do planeta de forma homogênea e ampla.
d. Os crescentes fluxos financeiros internacionais.
e. A desindustrialização presente nos países emergentes como a China, Brasil e Índia.
Feedback
Sua resposta está correta.
O texto faz menção à instalação de unidades fabris de grandes grupos multinacionais, inclusive ligados aos setores de tecnologia de ponta, em busca das vantagens em diversos países do globo.
A resposta correta é: A produção de bens que ocorre em escala planetária dentro do conceito de fábrica global..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
“(...) qualquer balanço atual do neoliberalismo só pode ser provisório. Este é um movimento ainda inacabado. Por enquanto, porém, é possível dar um veredicto acerca de sua atuação durante quase 15 anos nos países mais ricos do mundo, a única área onde seus frutos parecem, podemos dizer assim, maduros. Economicamente, o neoliberalismo fracassou, não conseguindo nenhuma revitalização básica do capitalismo avançado. Socialmente, ao contrário, o neoliberalismo conseguiu muito dos seus objetivos, criando sociedades marcadamente mais desiguais, embora não tão desestatizadas como queria. Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou êxito num grau como qual seus fundadores provavelmente jamais sonharam, disseminando a simples ideia de que não há alternativas para os seus princípios, que todos, seja confessando ou negando, têm de adaptar-se a suas normas.”
(ANDERSON, Perry. Pós-neoliberalismo – as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 2008, p. 22.)
Tendo como referência inicial o texto acima e com base nos seus conhecimentos, um dos efeitos políticos e ideológicos mais nocivos do neoliberalismo, que deve ser combatido pela sociedade, é:
Escolha uma:
a. redução do tamanho do Estado, que se retira das atividades que não necessitam de sua intervenção direta.
b. adoção do pensamento único (“todo poder ao mercado”) como pressuposto básico de interpretação de mundo.
c. limitação dos gastos do Estado-Nação à sua arrecadação, eliminando o déficit público.
d. fim das restrições à livre atuação do capital estrangeiro, para que a economia do país fique atrativa.
e. redução da burocracia para diminuir a corrupção e a ineficiência provocadas pelas regras governamentais.
Feedback
Sua resposta está correta.
O texto afirma de forma clara: “Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou êxito num grau como qual seus fundadores provavelmente jamais sonharam, disseminando a simples ideia de que não há alternativas para os seus princípios, que todos, seja confessando ou negando, têm de adaptar-se
...