Economia do Magreb
Tese: Economia do Magreb. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nalj • 24/9/2013 • Tese • 559 Palavras (3 Páginas) • 571 Visualizações
Para começar, temos que deixar claro quais os países que formam o chamado Magreb: Marrocos, Argélia e Tunísia. Todos os três países localizam-se no norte da áfrica.
Os países do Magreb possuem sua maior concentração populacional em seu litoral norte, região mais próxima da Europa e mais favorável à agricultura.
Economia do Marrocos:
A economia desse país é uma das melhores da África, graças ao tratado de comércio e exportação que o país fez com os Estados Unidos da América e com a União Europeia. O Marrocos é o maior exportador mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos. Possui terras áridas em quase todo o território, o que dificulta a agricultura na região. O país possui também grandes reservas de petróleo no Deserto do Saara.
O petróleo é tão importante para a economia do país, que ele é participante da OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Moeda: dirrã marroquino
_______________________________
Economia da Argélia:
O setor dos combustívei fósseis é o pilar da economia da Argélia, sendo responsável por cerca de 60% das receitas orçamentais, 30% do PIB e mais de 95% das receitas de exportação. A Argélia tem as quintas maiores reservas de gás natural do mundo e é o segundo maior exportador de gás. É ainda o 14º país com maiores reservas de petróleo. Também é um participante da OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Moeda: dinar argelino
___________________________
Economia da Tunísia:
No século passado a Túnisia era bastante dependente das exportações de petróleo, mas hoje em dia procura diversificar sua economia, investindo em outros setores, como agricultura e indústrias, além de continuar a exploração do petróleo.
Os principais produtos agrícolas são cereais (trigo e cevada), azeitonas, tâmaras, citrinos e produtos do mar. Estes produtos agrícolas são em grande parte orientados para a exportação. O setor vitivinícola também é exportador: o país produz anualmente 300 a 350 mil hectolitros de vinho para exportação para a Alemanha e França.
A indústria, que inclui a indústria não-manufatureira (mineração, energia, eletricidade e Construção) e especialmente a indústria de transformação (alimentos, têxteis e de couro, materiais de construção, vidro, madeira, plástico, mecânica, elétrica, eletrônica e química, etc) de produtos manufaturados representanta 82% das exportações.
______________________
FRANÇA
economia da França combina um extenso setor privado com uma intervenção estatal substancial, se bem que em declínio. Grandes áreas de terrenos férteis, a aplicação de tecnologia moderna e subsídios fizeram do país o principal produtor agrícola da Europa Ocidental.
Tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, alimentícia, umaagropecuária intensiva e extensiva. Destacam-se ainda as indústrias mecânicas,
...