Economia: estrutura de mercado
Ensaio: Economia: estrutura de mercado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: helton131002 • 12/3/2014 • Ensaio • 297 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Capítulo 5
ECONOMIA: ESTRUTURA DE MERCADO
1) Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
R: Mercado concorrencial são aquelas empresas que fabricam os mesmos produtos e disputam os mesmos clientes.
A regra que o empresário utiliza para maximizar seus lucros é tomar o preço como um dado e produzir até igualar o preço a seu custo marginal.
2) Confronte o monopólio com oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais: a) uma única empresa produtora do bem ou serviço, b) não há produtos substitutos próximos, c) existem barreiras á entrada de firmas concorrentes. A maximização de lucros ocorre quando RMg = Cmg.
No oligopólio estrutura formada por pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Características básicas: as empresas concorrem entre si, via guerra de preços e promoções, formam cartéis, há barreiras á entrada de firmas concorrentes. Na teoria marginalista o preço é fixado pela maximização de lucros, e na teoria da organização industrial é maximizar o Mark-up.
Mark-up=receita de vendas-custos diretos.
3) Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: Concorrência perfeita no mercado de fatores: mercado cuja oferta do fator de produção é abundante, tornando o preço desse fator constante.
Monopsônio: onde há somente um comprador para vários vendedores.
Oligopsônio: onde há poucos compradores para muitos vendedores.
Monopólio Bilateral: quando há somente um comprador para um vendedor.
4) O que vem a ser monopólio bilateral?
R: É quando um só vendedor depara-se com um só comprador, ou seja, ocorre quando um monopsonista defronta com um monopolista na venda de um fator de produção.
...