Economia financeira
Por: Felipe Silveira • 29/8/2017 • Artigo • 508 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Página 1 de 3
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ANÁLISE DE CENÁRIO
CASO: ECONOFINANCE.COM.BR
ALUNO: Felipe Silveira De Jesus
- Pode-se dividir em duas etapas. Na primeira, a intenção principal do empresário Rodrigo Puga era criar um site que funcionaria única e exclusivamente como portal de informações gratuito, visando obter ganhos através de vendas de livros, parcerias com prestadores de serviços e publicidade. Foram pioneiros no Brasil com esse serviço, oferecendo informações gratuitas sobre o mercado brasileiro e americano. Na segunda etapa, a entrada de um sócio capitalista deu ao negócio o viés financeiro de fato, num modelo chamado “supermercado financeiro”, focando em fundos de investimento e bolsa de valores. Devido à atrasos de fornecedores de software e falta de verba para divulgar de forma mais ampla a marca, por fim, acabaram focando apenas nos investidores da bolsa de valores, com público-alvo capaz de gerar mais fluxo de caixa, com transações mais numerosas e frequentes.
- A empresa não foi bem na implantação de sua estratégia inicial. Na transição de mero site, para portal de transações financeiras, formado o corpo inicial composto por diretor de operações, gerente de marketing, presidência e diretoria de tecnologia, e aporte de capital do Banco Banif, que adquiriu 85% da empresa e a instalação da empresa no Rio de Janeiro, houve imprevistos, tais quais a demora de cinco meses a mais na preparação do software, que possibilitaria a realização de transações financeiras pelos clientes. Sem o software, não havia receita e perdia-se o timming de entrada no mercado. Após o lançamento da plataforma, não havia capital para marketing, tendo o mesmo sido usado para custear despesas no período sem receita. O número de clientes não chegou ao projetado e nenhuma das metas foi atingida.
- O cenário no início de 2004 era de concorrência quase perfeita. A EconoFinance já era a segunda maior corretora online do país, com grande base de clientes. Os participantes do mercado “prendiam” informações, para que concorrentes não as utilizassem, visto que o mercado estava em consolidação. Com o amadurecimento do mercado, Rodrigo acreditava que 4 ou 5 participantes seriam expressivos, e apenas os dois maiores obteriam lucros significativos.
- Ofereceria vantagens aos participantes que convidassem amigos que efetivassem transações na empresa. Criaria um clube de vantagens, com pontuação, estimulando o aumento de volume aplicado. Ofereceria aulas online de como aplicar, como forma de estimular quem não tem tanto conhecimento. Aumentaria o marketing. Tentaria expandir a clientela em outros Estados, bem como, estimular os cadastrados que nunca aplicaram, a aplicar.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com