Economia macro
Por: Cristina Oliveira • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 621 Palavras (3 Páginas) • 1.079 Visualizações
Capítulo 12: questões de revisão
1.Qual o significado geral da Análise IS-LM? Este modelo procura explicar de que forma as taxas de juros e o produto total (produto agregado ou renda agregada) são determinados, dado um nível de preços fixos.
2.a) O que vem a ser a curva IS? A Curva IS (Investment-Saving) representa os possíveis níveis de renda e de taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços. Ou seja, pontos onde a Oferta Agregada é Igual à Demanda Agregada de bens e serviços. Queda na taxa de juros aumenta o investimento e, portanto, a renda. Aumento na taxa de juros reduz o investimento e, portanto, a renda.
b. Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Fatores que desclocam a curva IS: são as variáveis exógenas (C, I, G, T, X, M) que não induzidos por uma variação na renda.
c) Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação? Elasticidade demanda por Investimento em relação à taxa de juros (declividade da função investimento); Multiplicador de gastos do governo.
3. a) Qual o significado da curva LM? representa os possíveis pares de taxa de juros e nível de renda que equilibram o mercado monetário. Assim, dada a curva de oferta e demanda de moeda.
b) Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? Oferta de moeda; demanda de moeda de transação e precaução e demanda de de moeda especulação.
c) Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação? quanto maior a variação na demanda de moeda em função de uma variação na renda, mais inclinada é a LM; quanto menor a sensibilidade da demanda de moeda em relação a uma variação na taxa de juros, mais inclinada é a LM.
Cap 13
1. a) Conceitue inflação. inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.
b) Quais as distorções provocadas por altas taxas de inflação? Distorções na Distribuição de Renda, Balanço de Pagamentos, Formação de Expectativas, Mercado de Capitais.
2. Defina inflação de demanda, inflação de custos e inflação inercial. Inflação de Demanda: excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. Inflação de Custos: inflação de OFERTA. O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos aumentam e são repassados aos preços dos produtos. Inflação de Inercial: provoca a perpetuação das taxas de inflação anteriores, que são sempre repassados aos preços correntes.
3. O que vem a ser o núcleo da inflação, e qual seu papel nas decisões de política monetária? O núcleo de inflação vem a ser o índice dos preços, que são separados do índice geral, variações transitórias ou sazionais, choques de oferta escassez de energia, elevação de preços do petróleo, geodas e, onde determina se haverá um ajuste ou não da taxa de juros em suas variações.
4. Quais as principais causas da inflação, de acordo com a corrente estruturalista? diagnóstico estruturalista para o processo inflacionário em países subdesenvolvidos pressupõe que a inflação está associada estreitamente a tensões de custos, causadas por deficiências da estrutura econômica, a saber: a estrutura agrária, a estrutura oligopólica de mercado e a estrutura do comércio internacional.
5.
...