Economia política e economia
Ensaio: Economia política e economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pinhareis • 10/3/2014 • Ensaio • 532 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
1. Apresente as diferenças entre Economia Política Clássica e a Ciência Econômica da atualidade?
2. Examine as alternativas I, II, III e IV para assinalar a letra correta sobre as contribuições e características daEconomia Politica Crítica:
I. Criação do método materialismo histórico e dialético: método de pesquisa que tem como pressuposto as condições materiais da existência humana engendradas pela história.
II. A primazia do trabalho: o homem faz história transformando dialeticamente a realidade. Este ato transforma a natureza e o próprio homem, fundando o ser social e a sociedade.
III. A realidade social deve serestuda de forma fragmentada, em suas particularidades históricas. Desse modo, poderemos apreender a realidade em toda sua totalidade.
IV. O socialismo científico: proposta radical de emancipação humana, na construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo.
a) se todas estão corretas.
b) apenas I, III e IV estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas I e II estão corretas.
e) apenas I, II e IV estão corretas.
3. Assinale nas afirmativas abaixo, a sequencia numérica referente aos autores da Economia Politica Clássica e da Economia Política Critica.
( 1 ) David Ricardo (1772-1823)
( 2 ) Adam Smith (1723-1730)
( 3 ) Karl Marx (1818-1883)
( ) primeiro a elaborar um modelo coerente do sistema capitalista. Opositor dos mercantilistas; Defendia a livre concorrência e a não intervenção do Estado na economia; Suas ideias serviram de base para a Teoria do Valor-Trabalho; Autor de “A Riqueza das Nações.
( ) foi quem primeiro formatou a Teoria do Valor Trabalho de forma coerente. Defendia que embora todas as mercadorias que tinham valor tivessem utilidade, a utilidade não estabeleceria o valor; Tratou dos problemas do comércio internacional e defendeu o livre-cambismo
( ) defensor da Teoria Valor Trabalho, estudou o problema dos detentores dos meios de produção; exploração da mão-de-obra; lucro sobre o trabalhador; mais-valia. Fazia duras críticas ao capitalismo
4. O que distingue os humanos de todos os outros animais é sua capacidade de trabalhar. As abelhas produzem mel e permanecem sempre as mesmas, as formigas vivem sempre da mesma maneira. Os seres humanos, contudo, ao retirarem da natureza o que preci¬sam também se transformam. Justifique as razões deste fato.
Escolha uma das alternativas.
5.A riqueza de toda sociedade é composta pelo acúmulo, ao longo do tempo, daquilo que as gerações vão produzindo. Estradas, fábri¬cas, fazendas, prédios, cidades, portos, navios, conhecimento, etc., na medida em que vão sendo produzidos, aumentam a riqueza total da sociedade. Este é o funda¬mento de todas as “formas sociais” de riqueza ao longo do tempo. Funda o ser social mais complexo, mas também um processo de desumanizaçãoJustifique a afirmativa utilizando-se no seu texto das categorias.
...