Economia Pol-itica
Artigos Científicos: Economia Pol-itica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinnicius149 • 26/5/2014 • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 789 Visualizações
1 – Processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para posteriormente vende-lós no mercado.
2 – Ao contrário da função demanda, a função oferta mostra como uma correlação direta entre a quantidade ofertada e nível de preços, coeteris paribus. É a chamada lei geral da oferta.
3 – Existência de bens substitutos: quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda, pois pequenas variações em seu preço para cima, por exemplo, farão com que o consumidor passe a adquirir seu substituo, provocando queda em sua demanda mais que proporcional à variação do preço
Essencialidade do bem: se o bem é essencial, sua demanda será pouco sensível à variação de preço, terá portando, demanda inelástica.
Importância do bem: quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor: quanto maior o gasto referente a determinado bem em relação ao gasto total do consumidor, mais sensível torna-se o consumidor a alterações em seu preço.
4 – Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva demandada do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio , de acordo com sua capacidade de produção: se ele aumentar a oferta, o preço da demanda diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentará. Assim, enquanto em concorrência perfeita a demanda para a firma é dada, e é uma reta paralela ao eixo das quantidades, em monopólio a firma defronta com uma curva de demanda negativamente inclinada.
5. Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias, exige volume elevado de capital.
. patentes: enquanto a patente não cai em domínio público, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem
. controle de matérias-primas básicas: o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio.
6- O monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, se a empresa A compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica B. A empresa A é monopsônista, porque só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica B é monopolista, porque só ela compra esse tipo de aço.
7 – O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nela existe um único empresário dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores de outro. A demanda na estrutura de mercado monopólio tende a ser inelástica (não há opções para os consumidores). Então, quando o preço se elevar, haverá uma queda relativamente pequena no consumo da mercadoria, o que redundará em aumento da receita total da empresa (o aumento do preço supera proporcionalmente a queda no consumo.
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de cartéis.
8 – Como a correlação entre preço e quantidade demandada é inversa, ou seja, a uma alteração positiva de preços corresponderá uma variação negativa da quantidade demandada, o valor encontrado da elasticidade-preço demanda será negativo.
9 – Os economistas supõem que a curva ou a escala de procura revela as preferências dos consumidores, sob a hipótese de que estão maximizando sua utilidade, ou grau de satisfação, no consumo daquele produto.
Há uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem, coeteris paribus. É a chamada lei geral da demanda.
Exemplo 1: Em uma indústria de bicicletas a quantidade máxima ofertada é de 11.000 por mês pelo preço de 1,00 real, a procura tenderá a ser alta, porque o preço está baixo e a a quantidade ofertada pela indústria é alta.
Exemplo2: Em um supermercado a quantidade de bebidas demandada é de 2.000 mil pelo preço de 10,00 reais a tendência é que o consumo caia porque a quantidade ofertada é baixa e o preço está alto.
10 - . Taxa de câmbio: Fixada o valor da moeda estrangeira, em termos da moeda do país, o preço dos produtos importados não se eleva com as variações cambiais.
Taxa de câmbio fixa: Ocorre quando o Banco Central mantém a taxa fixada por certo período, independentemente da oferta e da demanda de divisas.
Taxa de câmbio flutuante: Taxa de câmbio que varia conforme variam a oferta e a demanda de divisas. É a taxa de equilíbrio do mercado de divisas.
Flutuação suja: Mesmo no regime de taxa de câmbio flutuante, o Banco Central, como principal agente do mercado, tanto na compra como na venda de divisas, consegue manter a taxa de câmbio nos níveis por ele desejados.
. A valorização real é igual á valorização nominal, menos a taxa de inflação do período. Só ocorrerá desvalorização real se a desvalorização nominal superar a taxa de inflação. Rigorosamente para que ocorra a desvalorização real, não basta a desvalorização nominal superar a taxa de inflação interna. É necessária também que a inflação interna seja superior à inflação internacional.
11 – O balanço de pagamentos é o registro estático contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes de um país com os residentes dos demais países. Desse modo, estão
...