Economia sem Truques - Capitulo 3 - Resumo
Por: myriamlibel • 19/11/2021 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SE465 - ECONOMIA
PROF. Dr. RODRIGO LEITE KREMER
CARMEM DENISE BAJERSKI
MYRIAM JACKELINE LIBEL
08/10/2021
GONÇALVES, C. E. Soares; GUIMARÃES, Bernardo. Economia sem truques: o mundo a partir das escolhas de cada um. Rio de Janeiro RJ; Elsevier, 2008; Capitulo 1;
O livro Economia sem truques tem o objetivo de ensinar economia através de pequenas crônicas, contos tristes, verdadeiros e até mesmo engraçados. Explicando como iniciativas bem-intencionadas não funcionam em todos os mundos. Fatos que nos causam ojerizas, por vezes são as poucas opções apresentadas aos indivíduos de outros países.
Capítulo 3. A lei que proíbe cobrar menos;
O capitulo em questão simplifica a compreensão da economia, seus conceitos e aplicações cotidianas. Iniciando com a descrição de como a lei da meia-entrada obrigatória para estudantes nos cinemas, teatros, circos e casa de espetáculos, acabou por gerar um alto preço dos ingressos para o publico em geral. No texto enfatiza-se que a lei obriga as pessoas que não estudam a pagarem o dobro, sem dar-se conta do evento.
Quanto aos exemplos sobre formação de preço, custo e demanda praticada nas empresas demonstra, em tese, que suas decisões são baseadas na elasticidade da demanda. E que o ponto de equilíbrio dependem da interação da oferta e da procura. Ainda enfatizando que este fato provoca efeitos desejáveis e indesejáveis no equilíbrio da economia.
No entanto, sabemos que o preço de qualquer produto é formado por inúmeros itens, como custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio de venda baseado em estudos de mercado e demanda do produto, e que somente após estes valores, serão acrescidos o lucro que a empresa deseja.
Já no assunto salário Fazendo uma interligação com o salário e ingresso, em que os autores de forma bem humorada chamam de economágica, por considerarem-nas leis ingênuas com objetivos distributivos entre grupos da sociedade, assumindo que o sistema econômico não se ajusta a novos ambientes, sendo apenas uma tentativa de reduzir o preço para os estudantes sem prejudicar os não-estudantes e de elevar o salário do trabalhador com uma lei, sem alterar as condições da oferta e da demanda,, temos um exemplo do salário do trabalhador que no período de férias é acrescido de 33%, porem, esse aumento já foi compensado com uma redução do salário mensal.
...