Economia simplificada
Relatório de pesquisa: Economia simplificada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessicaAbreu • 14/10/2014 • Relatório de pesquisa • 1.329 Palavras (6 Páginas) • 386 Visualizações
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROFESSORA: ROSANGELA SILVA
MACROECONOMIA
Conceito
Estudo dos fenômenos da economia como um todo, de modo agregado, como inflação, desemprego, crescimento econômico, PIB. Logo, interessa muito mais ao setor público.
Oferta e demanda agregada
Assim como há a oferta e a demanda individual, há a oferta e demanda de toda a economia, ou seja, incluindo todos os bens e serviços do país.
A oferta e demanda de bens e serviços determinam o produto nacional e o nível geral de preços (mercado de bens e serviços).
Na macroeconomia é importante ressaltar a demanda e oferta de moeda, já que estas determinam variáveis importantes na economia como: inflação, taxa de juros e outras ( mercado financeiro – monetário e títulos).
A demanda e oferta de trabalho também são importantes, já que determina os níveis de emprego/desemprego e os salários nominais dos trabalhadores de uma economia (mercado de trabalho).
A demanda e oferta de moeda internacional, como o dólar, que determina a taxa de câmbio (mercado de divisas).
Economia simplificada
Uma economia simplificada (fechada, sem comércio internacional) pode ser sintetizada da seguinte maneira:
Perceba na parte de cima do gráfico que: as empresas (pessoas jurídicas) vendem bens e serviços para as famílias (pessoas físicas) e as famílias por sua vez, pagam por estes bens e serviços.
Perceba na parte de baixo do gráfico que: as famílias vendem/alienam sua força de trabalho e em contrapartida, as empresas pagam por esta força de trabalho.
Observe que a economia é um ciclo: se uma parte não esta funcionando bem, a outra é afetada de alguma maneira. Por exemplo: suponha que as empresas não estão vendendo muito por causa de alguma política do governo. Efeitos: maior desemprego, menor demanda por bens e serviços, empresas quebrando e assim por diante......
Para observarmos direito estes ciclos, devemos estudar as políticas macroeconômicas que um governo pode adotar e as metas que ele deseja alcançar com estas políticas.
Metas de política macroeconômica
As principais metas de política macroeconômica de um governo podem ser:
1. Alto nível de emprego.
2. Estabilidade de preços.
3. Distribuição de renda socialmente justa.
4. Crescimento econômico.
A queda da inflação para manter a estabilidade dos preços é uma das metas mais importantes e pode ser alcançada em Curto Prazo através de vários Instrumentos. O importante é que se diminua a quantidade de moeda em circulação (quantidade de dinheiro que as pessoas têm para consumir) através da redução de créditos e outros meios.
A meta de crescimento econômico e aumento do emprego (que podem vir juntas) são também muito importantes para a Economia. Para alcançar as mesmas em Curto prazo, deve-se aumentar a quantidade de moeda em circulação para que as pessoas tenham mais dinheiro para consumir e investir e assim aumentar a produção, o emprego..........
A distribuição de renda socialmente justa é uma meta de longo prazo e será mais tarde discutida, pois requer conhecimentos sobre indicadores sociais.
Instrumentos de política macroeconômica
Os instrumentos servem para alcançar as metas acima referidas. O governo pode atuar sobre a capacidade de produção de um país, sobre a demanda agregada através das seguintes políticas:
• Política fiscal;
• Política monetária;
• Política cambial e comercial;
• Política de rendas.
Como estas políticas são de extrema importância para uma economia, explicaremos detalhadamente cada uma, sobretudo as duas primeiras.
Importante: cada instrumento pode ser utilizado de forma diferenciada dependendo de que meta pretende-se alcançar.
Política monetária
Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. Os instrumentos disponíveis para tal são:
• Emissões;
• Reservas compulsórias (percentual sobre os depósitos que os bancos comerciais devem reter junto ao Banco Central);
• Open market (compra e venda de títulos públicos);
• Redescontos (empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais);
• Regulamentação sobre crédito e taxa de juros.
Exemplo de utilização de um dos instrumentos: Suponha que o governo queira alcançar a meta de redução da inflação a Curto Prazo. Ele pode reduzir as emissões de moeda, fazendo com que a taxa de juros (preço da moeda) aumente, fazendo com que as pessoas emprestem menos dinheiro, reduzindo a demanda agregada e por conseqüência fazendo reduzir a venda de bens e serviços, diminuindo preços.............
Política fiscal
A política fiscal, que é a política de receitas (tributária) e gastos do governo, serve para estimular ou inibir os gastos do setor privado em consumo e em investimento.
Por exemplo: se o objetivo do governo for aumentar o emprego em Curto Prazo, estimulando o crescimento econômico, ele pode aumentar seus gastos (ex.: subsídios à empresas), estimulando as empresas a produzirem mais, empregando mais, aumentando a demanda agregada, o que aumenta a produção e assim por diante..........
Obs.: A política fiscal serve também para o governo arrecadar mais recursos e controlar o seu déficit ou superávit primário.
Política
...