Empreendedorismo X Administrador
Resenha: Empreendedorismo X Administrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: corrs • 28/5/2013 • Resenha • 729 Palavras (3 Páginas) • 468 Visualizações
Empreendedorismo X Administrador
O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios,tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a contribuição de ambos para a sociedade.
O administrador possui uma visão abrangente da organização, ele é orientado para planejar e controlar, sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas.
O empreendedor é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo prático e transforma em oportunidade através de meios, dados e informação, ele vive o presente pensando no futuro.
Mas afinal, qual desses profissionais possui uma maior relevância para a sociedade?
Todo empreendedor deve conhecer seus papéis de administrador de cor e salteado e deve ser capaz de executá-los. Afinal de contas, o empreendedor obrigatoriamente precisa conseguir administrar o que for necessário.
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma idéia nunca vista antes. Para ficar mais claro, um exemplo de administrador é o Roberto Justus. E um exemplo de empreendedor é um garçom que resolve abrir seu próprio negócio.
Os quatro papéis são: planejar, organizar, liderar e controlar. E todos eles são fundamentais e aplicáveis em qualquer setor de uma empresa.
Planejar
Função fundamental para qualquer projeto. É aqui que se deve definir as metas e objetivos para alcançar e definir um porquê para eles. Isto é indispensável porque é o que mantêm todo mundo em um único caminho e com uma única razão para executar o trabalho.
Organizar
Aqui acontece a organização do planejamento. É onde se define os processos exatos e as ferramentas que serão utilizadas. É também onde se define quem faz o que, porque, como e à quem cada um deve reportar os acontecimentos de seus trabalhos.
Liderar
É aqui que se determina quem nasceu para empreender (eu diria). Pois um líder é uma pessoa que, antes de tudo, consegue liderar a si mesmo. Um líder eficiente é o espelho para uma organização eficiente. E é neste papel de liderança que se exerce a influência sobre as pessoas.
Controlar
Aqui se exerce a parte crítica da administração. Que é garantir que o planejamento aconteça na prática medindo os resultados através de índices realistas. Os índices são imprescindíveis para se saber onde exatamente a organização está e servem como base de argumento até mesmo para se exercer liderança.
Para entender e saber
...