Empresas burocráticas
Tese: Empresas burocráticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jocenirborges • 2/6/2013 • Tese • 1.677 Palavras (7 Páginas) • 399 Visualizações
Nas ultimas décadas, o comercio tem vivido uma dinâmica sem precedentes com profundas modificações em suas maneiras. Este trabalho tem intuito de mostrar que independente do porte toda empresa nasce para atender uma necessidade humana, a qual se pode chamar de identificação de oportunidade de negocio.
Mas durante está pesquisa de elaboração também identificamos que as empresas que se aderiram aos freelancer têm uma grande dificuldade em atrair e manter talentos, pela grande demanda do mercado, pois para manter um profissional qualificado e preciso de aparato, pois quanto mais o profissional for qualificado mais serão as proposta que ele ira receber.
A modernização industrial e a globalização provocam uma migração de empregos e não a sua extinção; empregos novos são inventados com a mesma velocidade com que empregos antigos são eliminados, sendo que os novos possuem a vantagem de serem melhores e mais bem remunerados (KRUGMAN 1997 apud CHIAVENATO 1999). Assim, o momento é propício para que as organizações repensem sobre a dimensão valorizando tanto ao nível do empregado quanto da organização.
2 DESENVOLVIMENTO
Empresas burocráticas trabalham em um sistema fechado, visando à eficiência e o relacionamento interpessoal. Trabalham com regras rígidas, normas, com pouca ou nenhuma flexibilidade. Já empresas como a IBM é transnacional, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.
Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da internet.
A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos.
O facebook é atualmente, o maior síte de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (IBOPE, 2010). Em 2006 o facebook se tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários (Vaz, 2010).
O google conta um sistema de círculos de amigos, podendo adicionar qualquer pessoa não precisando aceitar a um convite como nas redes convencionais. Já o Facebook conta com o sistema tradicional de lista de amigos, sendo necessário enviarem convite às pessoas para que essas entrem em sua lista. Esse meio exige uma aprovação de quem recebe o convite. Em ambos é possível escolher grupos específicos de usuários para compartilhar conteúdo.
No texto estudado observam-se alguns recursos argumentativos conforme apresentado nos fragmentos abaixo:
a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. […]
b) […] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no ultimo ano.
c) […] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha oito ou nove horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
d) […] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil hà cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. […]
Nos itens “d” e “e” o autor usou recurso direto para dar credibilidade ao discurso e para o autor se isentar da responsabilidade do que está sendo enunciado, usou também dados estatísticos e voz de autoridade, já nos itens “a, b e c” temos voz de autoridade por meio da citação de um nome renomado (consultoria americana Elance).
2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SER FREELANCER
2.1.1 Vantagens
Fazer seu próprio salário: Uma das principais vantagens de ser freelancer é a possibilidade de você fazer seu próprio dinheiro. Você só depende de você mesmo. E isso é uma sensação muito boa, pois você percebe que pode evoluir cada vez mais e não está sendo injustiçado por um salário fixo ruim ou sendo usado por alguma empresa ganhando pouco.
Horários Flexíveis: Uma das coisas legais de ser freelancer são os horários flexíveis que ele tem, faz seu horário, respeitando o prazo estabelecido com seu cliente,
Desenvolvimento Pessoal: O freelancer aprende muito com clientes, concorrentes e amigos que você faz pela internet. Esta sempre disponível faz amizades, novos cursos, nunca deixando de aprender e evoluindo a cada dia.
Projetos Pessoais: Além de desenvolver trabalhos para seus clientes, o freelancer poderá criar seus próprios projetos pessoais, como blogs, algum curso que queira fazer, sites, enfim, algum projeto, sonho que tenha em mente.
2.1.1.1 Desvantagens
Horários: Conforme citado acima o freelancer tem como vantagem seus horários flexíveis. Mas quando você tem um prazo a ser cumprido, não interessa se é feriado, se é fim de semana ou seus amigos irão sair na sexta a noite. Se o freelancer tem que cumprir, cumpra, pois não é mais um empregado que entra as 8 e sai as 18hrs. Seu trabalho só depende dele. E o cumprimento de prazos é fundamental para seu sucesso.
Clientes Indesejáveis: Infelizmente, como qualquer área, o freelancer esta exposto a clientes ruins que faltam com a honestidade e com
...