Especialização do trabalho
Tese: Especialização do trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jean.jb • 4/12/2014 • Tese • 627 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
Conceitos administrativos
Acadêmico – Jean Jocelito Berlanda
Período – 2°
Turma – A
Especialização do Trabalho
A especialização do trabalho, também chamada de divisão de mão-de-obra é o grau em que as tarefas organizacionais são divididas em trabalhos separados. Ou seja, o grau de especialização da função dos funcionários.
Uma especialização do trabalho extensa significa que os funcionários se dedicam a uma única tarefa e, já que os trabalhos são menores eles podem ser realizados de forma mais eficaz.
A divisão de mão-de-obra define o quanto um funcionário precisa se especializar para desempenhar sua função na empresa. Mesmo que a tendência atual seja diminuir a especialização do trabalho, existem algumas funções nas quais isso não pode acontecer, por exemplo, em uma linha de montagem automotiva, um funcionário não pode montar o carro inteiro sozinho; isso seria muito improdutivo.
Alencar F.F.E.D, 2009
Cadeia de comando
Também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.
Hersh, Seymour M. Chain of Command, the Road from 9/11 to Abu Ghraib. 1st Ed. HarperCollins, 2004
Formalização
Formalização é o uso de regras escritas e procedimentos para padronizar a operação. Em empresas com alto grau de formalização e padronização, a autoridade é centralizada, tudo é feito conforme o que está escrito e os empregados não têm autoridade para quebrar as regras. Quando o nível de formalização é baixo, a coordenação é o resultado do ajuste mútuo entre as pessoas e a tomada de decisão é um processo dinâmico. Nessa situação, a autoridade é descentralizada porque os empregados podem tomar decisões.
Raskin,S. F. R., Teoria das Organizações, Bate Byte
Amplitude de controle
Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
O conceito de amplitude de controle decorre da distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de controle é grande. O contrário, quando o administrador tem poucos subordinados, sua amplitude de controle é pequena.
A amplitude de controle média adotada pela organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional.
OLIVEIRA, D. d. P R. de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Departamentalização
Surge
...