Estratégia Braskem
Pesquisas Acadêmicas: Estratégia Braskem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ednamoliv • 26/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.983 Palavras (8 Páginas) • 208 Visualizações
SUMÁRIO
1 DESENVOLVIMENTO 3
REFERÊNCIAS 6
1 DESENVOLVIMENTO
A Braskem uma empresa resultante da fusão de varias empresas sendo uma delas a Odebrecht, fundada por Norberto Odebrecht, tem a comunicação como uma ferramenta de gestão essencial, da qual sem ela não seria e nem teria trilhado o caminho de sucesso e resultados que apresenta a seus investidores dentro e fora do nosso país. Com uma estreita e efetiva relação com todas as áreas da empresa, em que todos seus colaboradores participam deste processo comunicativo e informativo. Dadas estas informações a equipe de comunicação tem por sua vez filtrar e centralizar num único foco, para que sejam elaborados relatórios, pautas para possíveis reuniões e soluções para possíveis e eventuais problemas.
O cliente, consumidor, o acionista e o funcionário, têm uma coisa em comum: a consciência de que são cidadãos. Como tal, querem saber muito mais da empresa do que apenas sobre seus produtos e serviços, suas políticas de recursos humanos e dividendos. Nesta condição, entre outras coisas, eles querem saber se a empresa produz riquezas para o país, se respeita a natureza, se tem papel social relevante. Sua lealdade com a empresa depende hoje também destas respostas. E descobriu-se que estas entidades – cliente – acionistas – e funcionário tem outra coisa em comum: como cidadãos e como parcela da opinião publica, eles podem ser muito mais úteis na defesa dos interesses empresa, interesses estes que, alias são deles também. (NEVES, 2000, p.68)
A estratégia da Braskem é o fortalecimento das relações com clientes internos e externos, buscando assegurar a eficiência e transparecia de suas informações.
Alinhada a esta nova tendência de comunicação no mundo, a Comunicação Organizacional tem por objetivo de fornecer uma maior intereção entre organização, colaboradores e publico alvo. Não há como falar em comunicação sem levar em conta a mudanças sociais, econômicas e políticas que influência diretamente nestes processos comunicativos.
A credibilidade e a ética deve ser atributos das organizações para que consiga vender produtos e serviços ou mesmo divulgar as causa que defendem. Criando assim uma inquestionável relação interpessoal, tanto interno e externo.
Atualmente os consumidores são mais exigentes e procuram mais informações, em relação a outras épocas como exemplo as indústrias alimentícias que mencionam informações nutricionais em suas embalagens, valores calóricos, vitamínicos entre outros.
A empresa CPFL, por exemplo, leva informação a seus clientes consumidores do seu produto, energia elétrica, por meio das contas de consumo, de como evitar possíveis acidentes, meios de economia de consumo. E informativos de suas centrais de possíveis cortes e interrupções de energia. Visando sempre a informação clara e objetiva.
Com acesso a um volume de informações e a possibilidade de relacionarem-se por meio da internet, sem restrição geográfica, as pessoas principalmente as que integram as gerações mais novas, adotam outra postura em relação à comunicação.
Tanto a Braskem e CPFL usam como suas ferramentas de comunicação vias digitais, impressas e dialógicas, sendo esta ainda a mais usada entre seus lideres para com seus liderados. A preocupação é a transmissão da informação em sua essência, mesmo utilizando outros meios de mídias se adequando aos seus formatos e linguagens.
[...] para garantir o alinhamento do discurso, a equipe de comunicação desenvolveu um posicionamento de marca que se baseia na missão, na visão e nos princípios da organização que norteiam não somente a condução dos negócios, mas também a maneira de comunicar o que incluir diretrizes de estética, linguagem e relacionamento.
A comunicação é considerada um agente facilitador do trabalho dirigido pelo líder e tem como base comunicativa entre seus lideres e liderados a clareza e transparência de informações. Geradora de aumento de produtividade, ultrapassando a condição de simples instrumento gerencial e sim uma ferramenta para agregar valores muitos destes já instituídos em sua cultura organizacional.
Como na Braskem, com sua cultura baseada na cultura de Norberto Odebrecht, onde todas as empresas do grupo seguem um mesmo modelo de comunicação e planejamento desta, o modelo TEO – Tecnologia Empresarial Odebrecht, que orienta o processo comunicacional entre as empresas do grupo.
A necessidade de criar um modelo de Gestão Comunicacional, surgiu a partir das fusões, tentando integrar e agregar valores destas empresas, para que houvesse uma comunicação única entre elas.
A TEO trata de princípios e critérios específicos adotados pelas empresas que fazem parte do grupo Odebrecht. É um conjunto de práticas empresariais baseado em princípios, conceitos e critérios, que devem ser seguidos por todos os integrantes das empresas do grupo Odebrecht. Envolve pessoas, recursos e processos, cujo principal objetivo é servir ao cliente.
Os princípios da TEO em três volumes, sob o título de “Sobreviver, crescer e perpetuar: tecnologia empresarial Odebrecht”, publicado em 1981, de autoria de Norberto Odebrecht, fundador da construtora que originou o conglomerado que se consolida ao longo das últimas seis décadas. O primeiro volume mostra os princípios fundamentais, os conceitos essenciais e os critérios gerais e operacionais para a prática da TEO; o segundo trata do plano e programa de ação, do relato e relatórios; e o terceiro traz orientações para o sucesso.
a comunicação é dita eficiente quando a reação do receptor corresponde ao objetivo pretendido pelo comunicador. Em qualquer caso, o sucesso da comunicação é atribuído a este sujeito as habilidades do comunicador. (RUDIGER, 2004, p, 56)
Não há como alcançar os objetivos sem uma gestão comunicacional interna e externa planejada, já que esta ligada diretamente a credibilidade e imagem da empresa para com a sociedade que esta inserida. A comunicação é, portanto fundamental no processo do bom entendimento entre, lideres e liderados, emissores, canais de comunicação e receptores. Falar de Comunicação Organizacional é falar de transmissão de informação que ocupa um papel de organizar, formar conteúdo, estabelecer normas e ligação de seus receptores diretos e indiretos com a empresa. Fazendo disto o seu maior comprometimento com a sociedade.
REFERÊNCIAS
RUDIGER,
...