Estudo de viabilidade de pequenos empreendimentos: Montagem de um bar
Pesquisas Acadêmicas: Estudo de viabilidade de pequenos empreendimentos: Montagem de um bar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: x0maniac • 12/8/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.478 Palavras (10 Páginas) • 707 Visualizações
ESTUDO DE VIABILIDADE DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS: Montagem de um bar
BELÉM – PA 2004
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA: 30 LUCAS GONÇALVES DA SILVA
ESTUDO DE VIABILIDADE DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS: Montagem de um bar
Projeto apresentado à disciplina Administração Financeira, orientado pelo professor Héber Lavor Moreira
BELÉM-PA 2004
ESTUDO DE VIABILIDADE DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS: Montagem de um bar
Avaliado por: Profº. Heber Lavor Moreira
Data: _/_/_
BELÉM-PA 2004
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar a viabilidade de um pequeno empreendimento partindo do pressuposto de que na atual situação econômica do país, muitas pessoas, ou por acreditarem em seu lado empreendedor ou por falta de oportunidades no mercado de trabalho.
É fato que não basta a vontade de ter um negócio próprio (ser seu próprio chefe), mas, também é fundamental analisar as possibilidades de sucesso ou não do empreendimento. Por esta razão, buscou-se neste trabalho estudar e analisar os fatores determinantes na avaliação das reais chances de sucesso baseadas na elaboração de um plano de negócios para a montagem de um bar, onde, em um primeiro momento serão apresentadas informações sobre um plano de negócios como, entre outras coisas o conceito, a importância e composição de um plano de negócios. O empreendimento em estudo encontra-se na fase inicial, onde estão sendo coletadas informações de cunho financeiro e econômico que serviram de base para a construção do plano de negócios, bem como para as análises e projeções de seu investimento inicial, ponto de equilíbrio, projeção de venda, de lucros e retorno do capital investido.
CAPÍTULO 1 8
1.1- O TEMA EM ESTUDO 8
1.2 - JUSTIFICATIVA 8
1.3 - FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 8
1.3.1 – HIPÓTESES 8
1.4 – OBJETIVOS 9
1.4.1 – GERAL 9
1.4.2 - ESPECÍFICOS 9
1.5 – METODOLOGIA 9
1.5.1 – TIPO DE ESTUDO 9
1.5.1.1 – Pesquisa Bibliográfica 9
1.5.1.2 – Estudo de caso 9
1.5.2 – FONTES DE INFORMAÇÕES 9
1.5.3 – COLETA DE DADOS E INSTRUMENTOS 9
1.6 – BIBLIOGRAFIA 10
CAPÍTULO 2 – PLANO DE NEGÓCIOS 1
2.1 – CONCEITUAÇÃO 1
2.2 – ESTRUTURA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS 12
Capa 12
Sumário 12
Sumário Executivo 12
Planejamento Estratégico do negócio 12
Descrição da Empresa 12
Produtos e Serviços 13
Análise de Mercado 13
Plano de Marketing 13
Plano Financeiro 13
Anexos 13
2.3 – TAMANHO DE UM PANO DE NEGÓCIOS 13
CAPÍTULO 3 – ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS 14
3.1 – Considerações iniciais sobre o empreendimento 14
3.1.1- Qual o tipo de empreendimento? 14
3.1.2 – Qual o público alvo? 14
3.1.3 – Qual a situação do empreendimento? 14
3.1.4 – Qual o perfil do empreendimento? 14
3.1.5 – Qual a fonte de recursos? 14
1 – SUMÁRIO EXECUTIVO 16
2 . DESCRIÇÃO DA EMPRESA 17
3 . PLANO ESTRATÉGICO 17
4. PRODUTOS E SERVIÇOS 17
5 . ANÁLISE DE MERCADO 17
6 . PLANO DE MARKETING 18
7 . PLANO FINANCEIRO 18
PONTO DE EQUILÍBRIO 2
8. ANÁLISE DOS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO 2
SUMÁRIO BIBLIOGRAFIA................................................................................................................... ............................ 25
Apesar dos esforços em proporcionar um crescimento sustentável que seja capaz de alavancar o desenvolvimento do país e oferecer oportunidades de empregos formais, a economia brasileira, ao longo dos anos, vem acumulando uma dívida com milhares de trabalhadores que saem do mercado de trabalho e encontram dificuldades em retornar e, muitas vezes não conseguem uma ocupação. Esta situação faz com que muitos desses trabalhadores migrem para o mercado informal ou até mesmo montar um pequeno empreendimento com vistas a produzir o seu sustento.
A partir de 1998, com a implantação do Plano Real, o país conquistou a estabilidade econômica almejada há muitos anos, ao mesmo tempo em que foi inserido no mercado mundial como alternativa de mercado consumidor para os países desenvolvidos, que começaram a investir na implantação de novos negócios em solo brasileiro. Porém, muitas das empresas que se instalaram aqui, utilizavam-se de mão-de-obra qualificada e isto gerou uma grande massa de trabalhadores oriundos de demissões por não se enquadrarem no novo perfil funcional exigido pelas empresas.
Desta forma, o que se nota é que o mercado informal cresceu justamente por absorver essa massa de trabalhadores que, muitas vezes não conseguiram mais voltar ao mercado de trabalho e se viram na situação de encontrar alternativas para conseguir seu sustento investindo (ou aventurando-se) no mundo do empreendedorismo.
Seja por falta de oportunidades ou por acreditar em seu lado empreendedor,
...