Fatores de crescimento da hegemonia americana
Artigo: Fatores de crescimento da hegemonia americana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jucorreas • 14/8/2014 • Artigo • 208 Palavras (1 Páginas) • 485 Visualizações
1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
A Inglaterra deixou de ser o centro da economia mundial pela necessidade de uma nova economia nacional, com maiores recursos. A Primeira Guerra Mundial fez com que os EUA emergissem como a principal economia do mundo. As transações de produtos industriais e agrícolas se ampliaram com a abertura de créditos aos países aliados, seguidas pela concessão de empréstimos à Inglaterra, França e, posteriormente, Alemanha. A produção norte-americana deu um grande salto em setores como o da indústria bélica, de material de campanha e alimentos e, no final do ano de 1920, o país respondia por mais de 42% da produção industrial global. Enquanto isso, França, Inglaterra e Alemanha juntas detinham 28%. Outro fator importante para a ascensão da hegemonia norte-americana foi o fato de os EUA usarem de caráter ideológico e moral em sua conquista, não se importando apenas com o fator concreto dos negócios, como fez a Inglaterra.
...