Fichamento Como a Pandemia Derruba a Economia Global
Por: Pyetra Somose • 1/4/2020 • Resenha • 622 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
Como a pandemia de coronavírus derruba a economia global
Organização Mundial da Saúde decretou estado de pandemia. (p.1)
Quedas consideráveis consecutivas nas bolsas de valores. (p.1)
Paralisação do pregão – o chamado circuit breaker – foi acionado múltiplas vezes, após passar quase três anos sem ativação. (p.1)
Os investimentos feitos na bolsa, portanto, não têm como objetivo produzir bens ou prestar serviços para a população. (p.2)
A precificação das ações, por sua vez, depende da expectativa que existe sobre uma empresa e seu desempenho no futuro. (p.2)
As primeiras áreas que sentem o impacto da disseminação do coronavírus são as que envolvem diretamente viagens. (p.2)
Setores que dependem de exportação e importação de produtos podem ter suas atividades limitadas. (…) Assim, pode haver dificuldade de obter materiais que alimentam cadeias produtivas inteiras, travando determinados setores. (p.2)
Uma forma de detectar a gravidade da crise é ver como a doença ecoa sobre setores que não estão diretamente ligados à propagação do vírus. (p. 2)
A orientação para ficar em casa e o isolamento dos infectados faz com que as pessoas não saiam de seus lares para consumir. (p.3)
Quando a pessoa fica em casa, isso pode reduzir a produção e as compras que ela faz. (p.3)
Quando a doença obriga pessoas a ficar em casa, não é possível manter o nível de produção. (p.3)
A queda do consumo também leva a uma diminuição das receitas, e muitas empresas podem optar por reduzir atividades, ou até fechar as portas. (p.3)
A falta de dinheiro entrando pode levar a cortes de funcionários (…) , as pessoas podem se resguardar na hora de gastar dinheiro, optando por poupar em vez de comprar (…) o consumo cai e as empresas reduzem suas atividades. (p.3)
As empresas têm um risco maior de quebrar ou ter sua saúde financeira seriamente afetada. (p.3)
Limitar medidas como quarentenas e isolamentos a um período curto de tempo. (p.4)
Os governos podem interferir na economia e promover estímulos que ajudem os setores mais afetados a se recuperar. (p.4)
Aumento da quantidade de dinheiro que circula na economia. (p.4)
(…) a emissão de dinheiro, (…) . Ela costuma ter pouca efetividade no longo prazo e levar ao aumento geral nos preços – causando, portanto, inflação. (p.4)
Reduzir a taxa de juros, buscando estimular o crédito e, consequentemente, os investimentos e o consumo. com o custo menor dos empréstimos, as pessoas vão tomar mais dinheiro nos bancos e usá-lo para compras e negócios. (p.4)
, a opção por reduzir taxas de juros está limitada em muitos lugares. Isso porque há países onde os juros estão baixos, ou até zerados e negativos. (…) “armadilha da liquidez”.(p.4)
O FMI (Fundo Monetário Internacional) emitiu uma nota para ajudar diferentes agentes da economia. (p.4)
...