Finalidade e funções do PCP
Seminário: Finalidade e funções do PCP. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatiadm2017 • 26/11/2014 • Seminário • 744 Palavras (3 Páginas) • 1.064 Visualizações
2.2. FINALIDADE E FUNÇÕES DO PCP
A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa. É, portanto, uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção no sentido de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.
Para atender a essa dupla finalidade, o PCP tem uma dupla função:
• planejar a produção;
• controlar o seu desempenho.
De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deve produzir e, consequentemente, o que deverá dispor de matérias-primas e materiais, de pessoas, de máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas.
Por outro lado, o PCP serve para monitorar e controlar o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir no decorrer das operações. Assim, o PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo. Antes, planejando o processo produtivo, programando materiais, máquinas, pessoas e estoques.
Atua durante, ao controlar o funcionamento do processo produtivo, para mantê-lo de acordo com o que foi planejado. Depois, verificando os resultados alcançados e comparando-os com os objetivos definidos previamente. Com essas funções, o PCP assegura a obtenção da máxima eficiência do processo de produção da empresa.
Ao desenvolver as suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As interrelações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais, sejam eles materiais, humanos, financeiros, etc. Assim, as principais inter-relações do PCP com as demais áreas da empresa são os seguintes:
Com a área de engenharia industrial
O PCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos e se baseia em boletins de operações (BO) fornecidos pela engenharia industrial.
Com a área de suprimentos e compras
O PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtidos no mercado fornecedor por meio do órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos. Assim, a área de suprimentos e compras funciona com base naquilo que é planejado pelo PCP.
Com a área de recursos humanos
PCP programa a atividade da mão-de-obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção. O recrutamento, a seleção e o treinamento do pessoal são atividades estabelecidas em função do PCP.
Com a área financeira
O PCP se baseia nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis ótimos de estoques de matérias-primas e produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.
Com a área de vendas
O PCP se baseia na previsão de vendas fornecida pela área de vendas para elaborar o plano de produção da empresa e planejar a quantidade de produtos acabados necessária para suprir as entregas aos clientes.
...