Fluxo de caixa
Seminário: Fluxo de caixa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandamarques33 • 23/10/2014 • Seminário • 218 Palavras (1 Páginas) • 332 Visualizações
Fluxo de Caixa
Tipos de Fluxo de Caixa:
Fluxo de Caixa relevante Aquele que provoca uma alteração no Fluxo de Caixa normal da empresa, relacionado à aceitação ou não desse investimento.
Fluxo de Caixa incremental
Diferença entre os Fluxos de Caixa relevantes e aqueles que seriam possíveis sem o investimento ou projeto.
Fluxos de Caixa convencionais
Aqueles que apresentam, no máximo, uma inversão de sinal.
Fluxos de Caixa não convencionais
Aqueles que apresentam mais de uma inversão de sinal.
Fluxo de Caixa com investimento inicial
Finalmente, apresentamos o conceito de uma saída de caixa muito comum. Esse desembolso é chamado de investimento inicial, porque é realizado no instante zero, ou seja, antes do início das operações do projeto.
Nele, estão computados todos os gastos pré-operacionais da empresa. A figura a seguir representa um Fluxo de Caixa com investimento inicial:
PayBack
Podemos dizer que essa técnica funciona como um ponto de equilíbrio, uma vez que, no período em que se encontra a recuperação do capital investido, os custos serão iguais aos benefícios gerados. Isso significa que o projeto se pagará.
Quando for necessária a escolha entre dois projetos mutuamente excludentes, o projeto escolhido será aquele que apresentar o menor período de PB.
PB < Padrão da empresa - Aceita-se o projeto;
PB = Padrão da empresa - Aceita-se o projeto;
PB > Padrão da empresa - Rejeita-se o projeto.
...