Fundamentos da Economia
Por: gabrielgrazioli • 4/5/2015 • Dissertação • 324 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC
João Victor Vieira Warmling
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Profª Simone Meister Sommer Bilessimo
Araranguá
2015
Dizia o filosofo escocês Adam Smith, grande influenciador dos americanos e um dos economistas mais famosos de todos os tempos, em sua obra “A riqueza das nações” publicada em 1776, que nem sempre os agentes individuais estão apenas buscando suprir seus próprios interesses, mas também tentando trazer e promover o bem estar da sociedade, o ato pensado individualmente pode levar a inovação, possibilita abrir novas portas trazendo melhores investimentos, produtividade maior e consequentemente a mais riqueza.
A economia na visão de Adam Smith é um misto de microeconomia e macroeconomia, explica ele que microeconomia é o ato individual, ação individual das pessoas buscando seu próprio interesse, e a macroeconomia seria a ação vista como o bem da nação em geral. Economistas atualmente dividem a economia nesses dois grupos, microeconomia é o estudo apontado à empresas, pessoas e o modo de como vai ser tomada as decisões e também a distribuição dos recursos que serão utilizados, como por exemplo, dinheiro, tempo e mão de obra. E a macroeconomia é o estudo do que acontece com a economia, como por exemplo o que aconteceria se os impostos aumentassem ou diminuíssem, regulamentação das taxas, e como essa tomada de decisão afetaria a produtividade em geral.
Atualmente existe a tendência de deixar os setores econômicos mais matemáticos por meio da utilização de gráficos e tabelas, tentando mostrar o futuro do mercado, porém acaba sendo perigoso, pois simplificando matematicamente pode ocasionar conclusões precipitadas, que podem levar a fatos errados prejudicando o futuro da empresa/cooperação, ou até a um mal no mercado internacional. Devido a isso é muito importante saber separar e selecionar os dados na hora de criar gráficos ou tabelas, e também na hora de tomar decisões, para assim evitar um mal prejudicial.
Referências
- Adam Smith “A riqueza das Nações” (1776)
- Introdução à Economia “Khanacademy.org”
...