Gestão Financeira é a arte de administrar recursos financeiros
Por: Brunna Allessi • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 984 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
BRUNNA ALLESSI
FRANCIELY DE CHAVES
JEFERSON DA SILVA
JOSIANE TEODORO
LUAN DE OLIVEIRA
MICHAEL APARECIDO DA LUZ
PROJETO 2015
Projeto apresentado como avaliação parcial da disciplina de Projetos, do 1º Período do Curso de Gestão Financeira da Faculdade Padre João Bagozzi.
Orientador: Prof. Ronaldo TrentinZierhut
CURITIBA
2015
1 INTRODUÇÃO
Neste tópico será apresentada a contextualização, a problematização, a justificativa e os objetivos deste projeto. Também será abordada a metodologia e as características da organização.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Gestão Financeira é a arte de administrar recursos financeiros, sendo ou não voltada para fins lucrativos. Gitman (2006, p.) ainda ressalta que pode-se definir finanças como “a arte e a ciência da gestão do dinheiro. Praticamente todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro”.
Os demonstrativos englobam o fluxo de caixa, balanço patrimonial, D.R.E e analises vertical e horizontal, para Padoveze ( 2000, p. 131), “ essas demonstrações constituem-se em um processo de meditação sobre os demonstrativos contábeis, objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros.”
Índices econômicos são ferramentas utilizadas para apontar a situação financeira atual da empresa e projeta-lá futuramente para eventuais esforços corretivos (PADOVEZE, 2000). Dentre eles, o autor ainda destaca a importância da análise de liquidez, os indicadores de endividamento e rentabilidade.
PROBLEMATIZAÇÃO
A análise dos principais demonstrativos financeiros bem como os indicadores econômicos podem identificar problemas na organização?
JUSTIFICATIVA
As empresas de pequeno e médio porte, geralmente, não possuem acompanhamento especializado para auxiliar na gestão de recursos, o que pode levar o encerramento das suas atividades. Tendo em vista este e outros aspectos financeiros, a aplicação do projeto tem a finalidade de analisar os principais fatores positivos e
negativos da instituição e proporcionar soluções e melhorias para maximização dos resultados, visando à qualidade dos serviços prestados.
OBJETIVOS
Neste tópico serão apresentados o objetivo geral e específicos.
Objetivo Geral
Analisar os demonstrativos e os principais índices econômicos para propor melhorias para a empresa.
Objetivos Específicos
Analisar a estrutura e a elaboração dos demonstrativos financeiros da organização;
Verificar a análise vertical e horizontal do balanço patrimonial e D.R.E;
Calcular e analisar a liquidez da empresa;
Calcular e analisar o endividamento da instituição;
Calcular e analisar a rentabilidade da organização.
1.5 METODOLOGIA
Neste tópico serão apresentados o método, os tipos de pesquisa e os procedimentos metodológicos.
1.5.1 Método
Este projeto quanto ao método, caracteriza-se como indutivo, pois segundo Magalhães (2007, p. 16), cita em sua obra que o Método Indutivo foi proposto pelosempiristas, Francis Bacon (1561-1626), Thomás Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704), David Hume (1711-1776), considera que o conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios preestabelecidos. No raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações
particulares levam à elaboração de generalizações (GIL, 1999) (LAKATOS e MARCONI, 1993).
1.5.2 Tipos de Pesquisa
Este projeto quanto à sua finalidade, caracteriza-se como pesquisa aplicada, pois segundo Magalhães (2007,
...