Globalização, crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico
Por: micazpn • 23/5/2022 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
Globalização, crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico
O tempo se passou e os hábitos alteraram-se, e o ser humano teve de aprender a viver com essa mudança. Hoje vivemos num mundo que chamamos globalizado, um mundo onde somos acompanhados pela presença constante das novas tecnologias. Na verdade, comunicar nunca foi tão fácil como é hoje em dia, a utilização das novas tecnologias é cada vez mais intensa e a proximidade de outras culturas e idiomas maior. Tudo isto nos aponta para o processo de globalização que caracteriza a sociedade do século XXI.
As inovações na tecnologia consequentemente trazem aumento na produtividade que por sua vez gera um crescimento econômico. O desenvolvimento tecnológico depende de vários fatores, dentre eles, investimentos contínuos e a longo prazo que possibilitem pesquisa acadêmica a fim de gerar conhecimento para transformar o mesmo em inovações tecnológicas. Além da parte financeira, é necessário que as pessoas que estão no mercado de trabalho sejam capacitadas para utilizar a inovação tecnológica, dando aplicabilidade na sociedade em que vivemos.
O crescimento econômico elucida o papel do desenvolvimento tecnológico como elevação do bem-estar da sociedade. A tecnologia é a forma na qual os fatores de produção ampliam sua capacidade de geração de renda, gerando novos recursos e possibilitando a utilização de recursos que antes não tínhamos acesso. O crescimento econômico então, é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital, o que leva o aumento de produtividade. É necessário que o pais invista em pesquisa tecnológica a fim de viabilizar aumento na produtividade, melhorar o acesso a população aos produtos crescendo economicamente.
Contudo nem todas as pessoas tem acesso à internet digital, e com isso decorre a desigualdade do fato de as pessoas terem diferentes níveis de acesso à internet, equipamentos como telefones celulares e computadores, bem como diferentes habilidades para acessar e usar a internet e equipamentos. A desigualdade não está somente vista na parte da tecnologia como também na diferença existente entre as classes sociais ou castas dominantes e as classes sociais ou castas dominadas. Podemos ressaltar também que estamos sofrendo por uma pandemia (COVID-19) que agravou o acesso à educação, aos estudos que foram interrompidos, e a qualificação profissional de jovens no Brasil. Vagas reduzidas e oportunidades negadas são alguns dos desafios que passaram a enfrentar com mais frequência em consequência da pandemia.
Conforme mencionado no texto acima, os tempo se passaram e os hábitos e a informação de tecnologia alteraram-se conforme o tempo, surgindo assim novas gerações, que geram um impacto diretamente à diversidade etária e no mercado de tecnologia, sendo elas as geração BB, Y, X e Z. Uma realidade que vem transformando o ambiente de trabalho, está entre as tendências de mercado e apresenta um grande potencial para transformar os relacionamentos profissionais: a diversidade etária que surge com a convivência entre pessoas da geração Y, geração Z e geração X, além dos Baby Boomers. Mas muito se engana quem pensa que essa convivência desencadeia basicamente em uma série problemas: a realidade é outra. Ainda que o conflito de gerações seja percebido, ele também agrega uma série de benefícios que vem se mostrando interessantes para todas as faixas etárias.
...