História de Forno de Minas Indústria e Comércio LTDA
Pesquisas Acadêmicas: História de Forno de Minas Indústria e Comércio LTDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleificy • 5/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.703 Palavras (7 Páginas) • 401 Visualizações
FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA
KLEIFICY HUMBERTO DA SILVA FABIANO
ESTAGIO SUPERVISIONADO
CURSO:ADMINISTRACÃO
EMPRESA: FORNO DE MINAS S/A
Uberlândia, Marco de 2014.
KLEIFICY HUMBERTO DA SILVA FABIANO
ESTAGIO SUPERVISIONADO
CURSO:ADMINISTRACÃO
EMPRESA: FORNO DE MINAS S/A
Artigo apresentado ao Curso de Administracão da Faculdade Politécnica de Uberlândia, como requisito à obtenção do título de bacharel em Administracão.
Orientadores: Profª. MSc. Cláudia Helena da Cruz.
Uberlândia, Marco de 2014.
ESTAGIO SUPERVISIONADO
CURSO:ADMINISTRACÃO
EMPRESA: FORNO DE MINAS S/A
Kleificy Humberto da Silva Fabiano
Nome do orientador(a): Claudia Helena da Cruz
HISTORIA DA EMPRESA FORNO DE MINAS:
2_ORGANIZACAO ALIMENTICIA:
2.1_ Dados ...
2.2_ Histórico da organizacao :
Dona Dalva sempre fez sucesso com sua receita caseira de pão de queijo originária das fazendas do noroeste de Minas Gerais. Em julho de 1990, ela e seus filhos, Hélida e Helder Mendonça, deixaram o espírito empreendedor falar mais alto e decidiram iniciar o que se tornaria uma das maiores marcas do ramo alimentício no Brasil, a Forno de Minas Industria e Comercio LTDA.
Figura 1:
Fonte:
Com o sucesso acontecendo em toda a cidade de Belo Horizonte, os pães de queijo vendidos em uma pequena loja em Belo Horizonte, passam a ser produzidos em larga escala com a construção da fábrica em Contagem, região metropolitana de BH, em 1992. No mesmo ano, Vicente Camiloti se une à sociedade trazendo novos investimentos, e a produção, que era de aproximadamente 90 kg de pães de queijo por dia, salta para 1.200 kg por dia. Em 1995, já presente no dia a dia de muitos brasileiros, a Forno de Minas adquire uma moderna Indústria de laticínios em Conceição do Pará, interior de Minas. Para manter a excelência dos produtos, os queijos começam a ser fabricados na especificação ideal para as receitas, garantindo padronização e mais qualidade.
Em 1999, o controle acionário da empresa é vendido a uma multinacional norte americana. Em 2009, todos os funcionários foram demitidos. Movidos pela paixão, a família Mendonça e Vicente Camiloti readquirem a empresa e reativam a fábrica, convidando todos os ex-funcionários para retornar ao trabalho. Dona Dalva reassume a produção e a Forno de Minas volta a oferecer o legítimo pão de queijo mineiro, com o tradicional sabor que conquistou o país. Com o pão de queijo mais vendido no Brasil (Pesquisa ACNielsen, 2012), além de diversos outros produtos, a empresa exporta a tradição de Minas Gerais para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Uruguai, Chile.
________________________________________
Uma deliciosa receita caseira foi o ponto de partida para o sucesso da Forno de Minas. Em 1990, Maria Dalva Couto Mendonça, mais conhecida como Dona Dalva, começou a vender seus pães de queijo em uma pequena loja na capital mineira. No ano seguinte, a Forno de Minas foi transferida para uma área de 350 m², em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Em 1995, inaugurou a fabrica atual, localizada em um terreno de 24.000 metros quadrados, com 10.000 de área construída. Em 1999 o controle acionário foi vendido para uma empresa norte americana. Dez anos mais tarde os fundadores readquiriram a Forno de Minas. Atualmente, além do mercado nacional, a empresa exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal e Uruguai.
Preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Forno de Minas trata 100% da água que é utilizada dentro da indústria, da área administrativa e cozinha através de sua ETE( Estação de Tratamento de Água e Esgoto) Assim que utilizados, a água, os resíduos de óleo e a matéria orgânica são encaminhados para a estação de tratamento. Toda a água consumida passa por um processo de decantação, para separar a gordura.
Em seguida vem o processo de drenagem e por fim, a gordura separada é armazenada e distribuída para empresas credenciadas que reaproveitam para a produção de estercos e outros fertilizantes. Ao final do processo, a água é reutilizada nos jardins, sanitários e limpeza do pátio externo da fábrica.
A Forno de Minas devolve para a natureza uma água tratada com o ph, DBO (demanda biológica de Oxigênio) e é este DQO (demanda química de oxigênio) que permite o desenvolvimento da vida nos lagos e rios.
Além disso, a Forno de Minas tem implantado um sistema de coleta seletiva de lixo com intuito de reaproveitar todo o material inutilizado da empresa.
Com o objetivo de garantir o autêntico sabor caseiro do seu pão de queijo, a Forno de Minas possui uma Moderna Indústria de Laticínios responsável por produzir o queijo na especificação ideal de suas receitas.
O Laticínios também fabrica
...