INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO À ECONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bezerrajana • 27/9/2014 • Projeto de pesquisa • 408 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer suas ilimitadas necessidades humanas.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva, aos vários grupos da sociedade. (PLT)
Através de relatórios e gráficos iremos mostrar como funciona o mercado consumidor e os gastos de produção para termos a noção de como é a formação do preço de um produto, usando como exemplo o aparelho de celular, que é um produto de bastante demanda no mercado consumidor hoje em dia. Nosso objetivo é mostrar como o mundo da economia está presente no nosso dia a dia e faz parte do desenvolvimento do nosso país.
Custos diretos
E aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído ( Ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Exemplos de custos diretos:
Matérias- primas usadas na fabricação do produto.
Mão de obra direta
Serviços subcontratadas e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos tem propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais produtos, individualmente considerados.
Custos indiretos
É o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios predeterminados e vinculados a causas correlatas, como mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Matéria prima indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.
Materiais indiretos: São materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São ele: Softwares, carcaças, telas, processadores etc.
Custos indiretos: São os custos que dizem respeito á existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.
www.portaldecontabilidade.com
...