Inflação emocionante
Tese: Inflação emocionante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelygomes • 28/5/2014 • Tese • 558 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
1 Conceitue inflaçao , inflaçao de demanda , inflação de custos relancionando os respectivos fatores que as provocam.
Inflação é um aumento generalizado de preços numa dada economia. Pode ocorrer diante de diversas circunstâncias, Desvalorização cambial, políticas fiscais e monetárias expansionistas, ampliação do crédito, etc. (ceteris paribus).
Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como materia prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.
Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto as empresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa época (dado que em economia no curto prazo a oferta e fixa), logo o que é natural acontecer é o preço de tais aparelhos subirem para reequilibrar oferta e demanta. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, etc. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplos de inflação de demanda.
O que é curva de Philips? e o que foi constatado? É um fenômeno relacionado a inflação de demanda,que mostra a existência de uma relação inversa entre as taxas de salários e as de desemprego, constatou que as baixas taxas de desemprego estavam associadas as altas taxas de aumento de preços salários.
3 Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
Os efeitos mais perversos do processo inflacionário ocorrem no perfil da distribuição de renda, nos investimentos empresariais e crescimento econômico no balanço de pagamentos e nas finanças públicas.
A distorção mais séria provocadas por altas taxas de inflação é a piora da distribuição de renda, como todo o salário da categoria assalariada recebido destinam-se a sua subsistência, elas não têm meios de aplicar seu dinheiro, de forma a se defender da inflação. Na verdade, são as famílias de baixa renda, que pagam o chamado imposto inflacionário.
Devemos destacar também o efeito que altas taxas de inflação provocam sobre os investimentos e, conseqüentemente, no crescimento econômico. Devido o setor empresarial ser bastante sensível á influência da inflação no que diz respeito a expectativas sobre o futuro, dadas a instabilidade e a imprevisibilidade de seus lucros , o empresário permanecerá em compasso de espera, enquanto a situação perdurar, e dificilmente tomará iniciativas no sentido de aumentar seus investimentos na expansão da capacidade produtiva, o que acabará prejudicando o nível de emprego da economia.
A distorção provocada por altas taxas de inflação afeta também o balanço de pagamentos. E por fim, outra distorção dá-se sobre as
...